Procissão do Mastro marca abertura oficial do São João de Caçapava

Procissão do Mastro marca abertura oficial do São João de Caçapava

A partir do dia 19 de junho, quarta-feira, o município de Caçapava se torna palco de uma das maiores festas populares tradicionais do interior de São Paulo, o São João de Caçapava. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, junto à Igreja Matriz de São João Batista, padroeiro do município.

A festa terá sua abertura oficial com a chegada no recinto da Avenida Brasil da procissão do Mastro de São João Batista, que acontece logo após a Missa Solene na Matriz da cidade, às 19h30.

A procissão seguirá da matriz pela Praça Dr. Pedro de Toledo e as ruas Cel. João Dias Guimarães, Dr. Odilon de Souza Miranda, Av. Brasil. O mastro, com a imagem do santo, será levado tradicionalmente por homens, cujo nome seja João.

No passado, o mastro era instalado na frente da Matriz, ao lado direito, onde acontecia a parte social da festa, com a montagem do palanque do leiloeiro que fazia os leilões das prendas doadas pela comunidade, as barracas das entidades, com a venda de comidas e as barraquinhas de brincadeiras juninas. Desde 2007, a procissão ocorre levando o mastro até o recinto na Avenida Brasil.

A chegada da procissão do Mastro de São João Batista será recepcionada pela Orquestra Canto da Viola, que estará no palco da Avenida Brasil, a partir das 19h.

A Orquestra foi fundada em março de 2014, pelo professor Rosenil Rodrigues com o objetivo de resgatar uma cultura musical, que no passado, esteve muito presente no cotidiano do povo brasileiro, a música caipira.