Defesa Civil realiza retirada de colmeia de abelhas do Parque da Moçota

Defesa Civil realiza retirada de colmeia de abelhas do Parque da Moçota

02/06/2023

 

Na última terça-feira, 30 de maio, a Defesa Civil de Caçapava, em parceria com a equipe de elétrica da Prefeitura e de um apicultor voluntário, realizou a retirada de uma colmeia de abelhas Apis, no Parque da Moçota, com objetivo de garantir a segurança dos frequentadores do parque.

Toda a ação foi planejada de forma a garantir a sustentabilidade: As abelhas retiradas foram destinadas a um apiário, onde será dada a continuidade da vida dessas; não foi usado nenhum produto químico que pudesse afetá-las, nem à árvore onde elas estavam e a operação se deu após o fechamento antecipado do parque em dia de menor movimento, garantindo a segurança dos frequentadores.

O local ainda ficará isolado em observação, tendo em vista que algumas abelhas fogem durante a operação e podem voltar no dia seguinte.

A Apis mellifera mellifera é uma abelha social, de origem europeia, pertencente à família Apidae, da ordem Hymenoptera, que possui ferrão. No Brasil, foi introduzida, em 1839, para suprir apiários na produção de mel e cera. Quando ameaçada, é bastante agressiva e irritadiça. Por outro lado, adapta-se com facilidade a diferentes ambientes e gera própolis em abundância (principalmente em regiões úmidas).

Todas as abelhas têm um papel fundamental no meio ambiente, porque ajudam na polinização de flores e plantas. Por isso, é importante preservá-las. No caso de formação de colmeias em local de circulação de pessoas, deve-se entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193, ou com a Defesa Civil, pelo 199, para receber as devidas recomendações.