Defesa Civil realiza Campanha contra Queimadas

Defesa Civil realiza Campanha contra Queimadas

23/05/2023

 

A Defesa Civil de Caçapava realiza, entre os meses de maio e setembro, a Operação Estiagem, com foco para o combate às queimadas, que nesta época do ano se tornam um grande problema ambiental e de saúde, devido à condição climática propiciar o alastramento do fogo.

A campanha consiste em abordagens de conscientização, com distribuição de panfletos, carro de som para sensibilizar a população, instalação de faixas e vistorias e monitoramento em regiões com potencial para as ocorrências. Nesta semana, as ações da campanha estarão concentradas nas praças de Piedade, Caçapava Velha, Jardim Primavera, Santa Luzia e Residencial Esperança.

As queimadas geram grandes prejuízos para a população, além de serem consideradas crimes ambientais. Geram fumaça que compromete o sistema respiratório; empobrecem o solo, expondo animais silvestres e oferecem riscos para os humanos, podendo causar perda de bens materiais e de vidas.

Para combatê-las é necessário que a população não utilize fogo para eliminação de folhas secas, lixo ou limpeza de pastos, seja em área rural ou urbana. Essas práticas são consideradas crimes ambientais, passíveis de punição.

As denúncias sobre queimadas criminosas podem ser feitas à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente pelo telefone ou WhatsApp no número (12) 3652-9217. E em caso de ocorrências, a situação deve ser comunicada aos Bombeiros pelo número 193 ou à Defesa Civil pelo 199.