Caçapava institui Programa Prefeito Mirim

11/03/2024

A partir desta segunda-feira, 11 de março até o dia 21, os alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino de Caçapava que tenham entre 11 a 16 anos poderão se candidatar para a primeira eleição do Prefeito Mirim e Vice de Caçapava. O Programa foi criado por meio da Lei Municipal nº 6.085, de 25 de julho de 2023, sendo a cidade uma das primeiras do Vale do Paraíba a adotar este programa.

Para viabilizar sua execução, foi instituída uma Comissão de Acompanhamento, com membros do governo e da sociedade civil, que ficará responsável por planejar, coordenar e realizar as operações necessárias à execução das atividades.

Serão eleitos um “Prefeito Mirim” e um “Vice-Prefeito”, mediante processo eleitoral de escolha, com voto direto e secreto, assumindo a função o primeiro e segundo mais votado, respectivamente. Para que haja transparência no processo, os candidatos com 16 anos não podem ter ainda o título de eleitor.

No dia 21 de março, está programada reunião com os candidatos e a Comissão de Acompanhamento para alinhamento sobre a campanha eleitoral. Do dia 22 de março até o dia 2 de abril, haverá campanha eleitoral nas unidades escolares e na Internet. No dia 3 de abril, as eleições serão realizadas nas escolas e, no dia 8 de abril, o prefeito e o vice-prefeito mirim tomarão posse na Câmara Municipal.

O Programa “Prefeito Mirim” tem por objetivo estimular os alunos a compreenderem o Poder Executivo, despertando nos adolescente e jovens a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com seu meio social e sua comunidade.

Após eleitos, o prefeito e vice vão realizar duas visitas por mês à Prefeitura a fim de integrar com o Poder Executivo a responsabilidade de despertar a ética, a cidadania e criar na comunidade espaços oportunos para o crescimento dos anseios dos jovens, num processo de contínua aprendizagem.

Os alunos entre 11 e 16 anos que quiserem lançar sua pré-candidatura já podem fazer por meio deste LINK.