Prefeitura inaugura Centro de Informações Turísticas e lança vídeo institucional sobre atrativos do município neste sábado (6)

Evento contará com a presença do Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, inaugura, neste sábado (6), às 10h, o CIT - Centro de Informações Turísticas de Caçapava, na Estação Ferroviária Fornovo di Taro (Av. Coronel Alcântara, 385, Centro), que passou por obras de adequação.

A cerimônia de inauguração contará com a presença do Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e de autoridades municipais. A Banda do 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) e o Coral Municipal de Caçapava participam do evento, que é aberto ao público.

Sobre o CIT

O Centro de Informações Turísticas tem por objetivo concentrar num mesmo espaço informações sobre os atrativos do município, para melhor atendimento da população local e de visitantes.

De acordo com o Departamento de Turismo, a proposta é dar maior visibilidade às ações do turismo e chamar a atenção do público para os atrativos locais, oferecendo informações sobre cada um deles num local de fácil acesso, na região central da cidade.

O espaço conta com recursos de acessibilidade, placa bilíngue, sala de atendimento para informações turísticas de Caçapava, distribuição de mapa contendo as cinco rotas turísticas do município, e placa de sinalização com QR Code que leva para o site do Departamento de Turismo da Prefeitura, onde é possível ter mais informações sobre cada atrativo.

Além disso, o espaço ganhou uma instalação no formato de nichos para exposição de produtos representativos da cultura e das tradições locais. Elementos como a taiada - o doce típico de Caçapava, a cachaça e a Festa de São João estão representados. Cada nicho contém um QR Code que leva à história do elemento representado.

O Centro de Informações Turísticas funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30; aos sábados, das 9h às 14h.

Vídeo Institucional do Turismo

Durante a cerimônia de inauguração do Centro de Informações Turísticas, haverá também o lançamento do Vídeo Institucional do Turismo de Caçapava, produzido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – Departamento de Turismo e Diretoria de Comunicação.

O filme de 2 minutos e 40 segundos traz um recorte dos principais pontos turísticos do município. No total, foram visitados 25 atrativos, ao longo de seis meses e mais de 600 km rodados pela equipe de produção. A maioria dos atrativos está localizada na área rural do município. O vídeo destaca aspectos como gastronomia, espaços de lazer, atividades esportivas, tradições culturais, entre outros.

A intenção, segundo o Departamento de Turismo, é despertar no espectador o sentimento de pertencimento e o orgulho de se viver em Caçapava.