Inscrições abertas para oficina gratuita do Programa Pontos MIS

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Caçapava recebe no dia 9 de maio a oficina “Como os livros se tornam filmes”, como parte do programa Pontos MIS. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de maio, por meio DESTE LINK

A oficina será ministrada pelo crítico de cinema e literatura Marcelo Lyra, no Espaço Cultural Ruy Barbosa (Praça Dr. Pedro de Toledo, 136, Centro), das 14h às 18h. O Programa Pontos MIS é uma parceria do município com o Museu da Imagem e do Som, de São Paulo. A ação oferece programação mensal de sessões de filmes e oficinas, tudo de forma gratuita.

Durante o encontro serão abordados temas como as diferentes formas de adaptar livros para o cinema; como as palavras se transformam em imagens; quais os limites da adaptação; por que alguns filmes são muito fiéis ao livro e outros, não.

Haverá também leitura de trechos dos livros seguida da exibição das mesmas cenas nos filmes, de modo a entender as diferenças dos formatos, mostrando o que funciona no livro e não funciona na tela.

Os filmes que serão estudados são: "O Poderoso Chefão"; "Harry Potter e a Câmara Secreta"; "Rebecca, a Mulher Inesquecível"; e "Janela Indiscreta".

Sobre o professor

Marcelo Lyra é professor, crítico de cinema e literatura. Formado em jornalismo, cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi crítico de cinema dos jornais “O Estado de S. Paulo”, “Jornal da Tarde”, “Revista de Cinema”, “Jornal do Brasil”, revista “Bizz” e “Valor Econômico”. Desde 2010 ministra regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema e literatura.