Espaço Ruy Barbosa recebe exposição do artista José Marcondes de Toledo nesta quinta-feira (4)

Espaço Ruy Barbosa recebe exposição do artista José Marcondes de Toledo nesta quinta-feira (4)

O artista plástico e professor José Marcondes de Toledo abre nesta quinta-feira (4), às 19h, no Espaço de Educação Cultural e Inovação Ruy Barbosa, a exposição “Caminhos e Sentimentos”, um conjunto de 43 pinturas em óleo sobre tela e em diferentes tamanhos. A mostra é uma homenagem do artista à Caçapava e faz parte da programação oficial do aniversário de 169 anos da cidade, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Entre as obras em exposição estão algumas selecionadas e premiadas em salões nacionais de artes plásticas. O acervo passa por temas como paisagens, animais, cenas da natureza, quadros produzidos pelo artista nas últimas décadas.

José Marcondes de Toledo é nascido em Caçapava e começou a desenhar ainda muito jovem passando depois aos trabalhos de pinturas em óleo sobre tela. Ao longo de sua carreira, já realizou diversas exposições individuais, participou de mostras coletivas e de salões nacionais em cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e São Paulo.

Em 1989, foi premiado no IV Salão Brasil Acadêmico de Artes Plásticas, no Salão Portinari, em São Paulo. Em 1995, foi catalogado como artista plástico no “Catálogo Brasileiro de Artes Plásticas de 1995”, publicado pela Editora Pórtia. Em 1988, fundou em Caçapava o Atelier Toledo, que funcionou até 2019.

Na abertura da exposição, nesta quinta-feira (4), haverá apresentação musical com o artista Renan Andrade com repertório de música popular. O evento é aberto ao público.

CAMPANHA VEM PRO RUY

A exposição “Caminhos e Sentimentos” é a primeira ação da campanha “Vem pro Ruy”, que a Secretaria de Cultura e Turismo está desenvolvendo com o objetivo de ofertar diversas atividades culturais no Espaço de Educação Cultural e Inovação Ruy Barbosa, com horários estendidos às quintas-feiras, visitas monitoradas com agendamento prévio às quartas-feiras e programação especial uma vez por mês, aos sábados.

O Espaço de Educação Cultural e Inovação Ruy Barbosa fica na Praça Dr. Pedro de Toledo, 136, Centro, Caçapava.