Requerimentos

ATENDIMENTO PRESENCIAL DA SECRETARIA DE FINANÇAS E PROTOCOLO:
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IPTU/CIP/ITBI e outros assuntos ref.a imóveis: [email protected]
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DIVIDAS: [email protected]
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O Setor de Tributos Imobiliários fica autorizado a solicitar a apresentação de outro documento, caso necessário, de acordo com o Decreto nº 3687, de 03 de dezembro de 2013.
Veja os documentos necessários para cada tipo de solicitação.
1 - TRANSFERÊNCIA IPTU - (APRESENTAR CÓPIAS E ORIGINAIS)
- Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário ou vendedor;
- RG e CPF ou Habilitação do requerente;
- Documento Propriedade (Contrato, Escritura ou Matrícula);
- Espelho Carnê IPTU ou Certidão Valor Venal;
- Taxa - Protocolo (R$7,45);
- Dúvidas: enviar email para [email protected]
2 - CERTIDÃO DE EMPLACAMENTO
- Cópia - RG e CPF ou Habilitação;
- Cópia - Espelho Carnê IPTU ou Certidão Valor Venal;
- Cópia - Documento Propriedade (Contrato, Escritura ou Matrícula);
- Requerimento preenchido (Pelo Proprietário);
- TAXA: PROTOCOLO (R$7,45) + CERTIDÃO (R$42,87)
3 - CERTIDÃO DE EMPLACAMENTO - PARA ÁREA NÃO CADASTRADA
- Mapa Detalhado de Localização do Imóvel com referências;
- Cópia da conta de água ou luz do vizinho;
- Taxa - Protocolo + Certidão;
- Cópia - RG e CPF ou Habilitação;
- Cópia documento de Propriedade (Contrato, Escritura ou Matrícula);
- Requerimento preenchido (pelo proprietário).
- Taxa - Protocolo (R$7,45) + Certidão (R$42,87)
4 - INDIVIDUALIZAÇÃO DE IPTU
- Cópia - RG/CPF - Proprietário de todas as casas;
- Cópia das matrículas autônomas - Todas as casas;
- Certidão Negativa de Débitos (Certidões);
- IPTU do ano vigente quitado;
- Requerimento Preenchido;
- Taxa - Outros Serviços (R$37,07);
5 - DESDOBRO/UNIFICAÇÃO/RETIFICAÇÃO/CADASTRAMENTO DE ÁREA
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Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário;
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Cópia – RG/CPF ou CNH
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Cópia - Espelho do carnê de IPTU ou Certidão Valor Venal;
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Cópia conta de água (somente para desdobro);
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Cópia do documento da matrícula de registro de imóvel atualizada* ATENÇAO: É Obrigatório a matrícula atualizada para conferência das medidas de terreno. Caso a matrícula não esteja em nome do atual proprietário deverá anexar também os demais documentos para comprovar a titularidade (Contrato ou Escritura).
* Somente Bairros onde não são regularizados no cartório de registro e não tem matricula individualizada serão aceitos apresentar apenas o contrato e será analisado a necessidade de demais documentos.
-
1ª Via Croqui, assinado pelo proprietário e resp. técnico;
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1ª Via Memorial Descritivo (com confrontantes) devidamente assinado pelo proprietário e responsável técnico);
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1 cópia A.R.T. ou RRT;
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Certidão Negativa de Débitos (Certidões);
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IPTU do ano quitado;
- Certidão de Incrição Municipal
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Taxa - Protocolo (R$7,45), outros serviços (R$37,07) e certidão (R$42,87).
Obs: O Desdobro/desmembramento ou Unificação não será Deferido se constar qualquer débito em aberto. Inclusive o IPTU do ano vigente deve estar quitado. Lei complementar 299/2014
Para agilizar o pedido:
- Juntar o pedido ao processo de Origem se for de 2012 em diante.
- Para Processos Anteriores a 2012 deverá abrir novo processo, pois processos anteriores nao estão mais no arquivo do paço e podem nao ser encontrados.
- Todos pedidos, juntar memorial descritivo com as informações pertinentes para que a certidao seja feita conforme memorial apresentado.
- Modelo de memorial (clique aqui)
- Certidão de Inscrição Municipal
- Protocolo (R$7,45) e certidão (R$42,87).
6 - APROVAÇÃO DE PROJETO
- Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário, responsável técnico ou procurador;
- Cópia - RG/CPF;
- Cópia - Capa do Carnê IPTU ou Certidão de Valor Venal;
- Cópia documento propriedade atualizado(Contrato/Escritura/Matrícula);
- ATENÇÃO: É Obrigatório a matrícula atualizada. Caso a matrícula não esteja em nome do atual proprietário deverá anexar também os demais documentos para comprovar a titularidade (Contrato ou Escritura).
- 1ª Via da Planta (Se entregar mais de 1 planta, 01 fica dentro e demais pra fora do processo);
- 1ª Via Memorial Descritivo ;
- 1ª Via Memorial de Atividades (Quando comercial ou industrial);
- Via A.R.T. ou R.R.T; ;
- Certidão de Inscrição Municipal
- Taxa - Protocolo (R$7,45), Taxa da Aprovação - será calculado na entrada do processo
7 - APROVAÇÃO DE PROJETO COM LTA
- Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário, responsável técnico ou procurador;
- Cópia da procuração (se for o procurador que assinar) Obs. processo deve ser aberto em nome do proprietario e procurador assina;
- Cópia RG/CPF de quem assina e do proprietário;
- Cópia documento propriedade(Contrato/Escritura/Matrícula);
- ATENÇÃO: É Obrigatório a matrícula atualizada. Caso a matrícula não esteja em nome do atual proprietário deverá anexar também os demais documentos para comprovar a titularidade (Contrato ou Escritura).
- 1ª Via do projeto;
- 1ª Via do memorial;
- A.R.T ou R.R.T;
- Certidão de Inscrição Municipal
- Taxas - Protocolo (R$7,45), Certidão (LTA) (R$42,87) e Taxa da Aprovação - será calculado na entrada do processo;
8 - INSTALAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE SUPORTE PARA ESTAÇÃO, TRANSMISSORA DE RADIOCOMUNICAÇÃO
- Taxas - Protocolo (R$7,45), Vistorias e assemelhados (R$465,08) e outros serviços não especificados (R$37,07).
9 - HABITE-SE
- Declaração Águas Pluviais (deverá ser colocado dentro do processo);
- Caderneta de Obras (deverá ser colocado dentro do processo);
- Certidão de Inscrição Municipal (deverá ser colocado dentro do processo);
- 1ª Via Planta aprovada (deverá ser colocado fora do processo para assinatura do DPU e entrega ao contribuinte)
10 - ALVARÁ DE REGULARIZAÇÃO
- Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário ou responsável técnico;Cópia - RG/CPF do proprietário;
- Cópia - Capa do Carnê IPTU ou Certidão de Valor Venal;
- Cópia documento propriedade (Contrato/Escritura/Matrícula);
- ATENÇÃO: É Obrigatório a matrícula atualizada. Caso a matrícula não esteja em nome do atual proprietário deverá anexar também os demais documentos para comprovar a titularidade (Contrato ou Escritura).
- Demais documentos e regras, como quantidade de planta, memorial descritivo e outros, verificar na Lei 6132/2024
- Taxa - Verificar no setor de atendimento;
- LEI 6260/2025- LINK
11 - DEMOLIÇÃO
- Cópia - RG e CPF do proprietário;
- Cópia da capa do IPTU ou Certidão de Valor Venal;
- Cópia - Documento de propriedade (Caso o IPTU não esteja atualizado);
- Croqui daárea a ser demolida assinado pelo responsável técnico;
- A.R.T. ou R.R.T.;
- Requerimento assinado pelo proprietário;
- Certidão de Inscrição Municipal
- TAXA: PROTOCOLO (R$7,45) + DEMOLIÇÃO POR M2 - CALCULADA NA ENTRADA DO PROCESSO.
12- A Devolução de Importância ou compensação de valores
(REFERENTE A IMPOSTOS IPTU,ISS,NFE)
- Requerimento devidamente preenchido/assinado pelo contribuinte (proprietário do imovel/ ISS ou responsável da guia)
- No campo complemento do requerimento, colocar motivo da devolução de importância requerida, nome do banco, número de agência, conta bancária em nome do contribuinte para devolução do valor.
- Cópia do RG/CPF ou CNH
- Cópia e original do Carnê ou boleto do valor pago
- Cópia e original dos comprovantes de pagamento
- Taxa de Protocolo (R$ 7,45)
OBS. os originais dos comprovantes de pagamento ficarão retidos no processo administrativo e as cópias ficarão com o contribuinte.
12- B- Devolução de TAXA DE PREÇO PUBLICO referente a
Aprovação de planta, Habite-se, Certidão e outras taxas pagas na entrada dos processos, exceto taxa de protocolo.
Somente o Contribuinte responsável pelo processo ou pelo crédito pode solicitar a devolução.
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Requerimento devidamente preenchido/assinado pelo contribuinte responsável pelo processo. Dê preferência, Juntar no processo de origem.
-
No campo complemento do requerimento, colocar motivo da devolução, nome do banco, número de agência, conta bancária em nome do contribuinte para devolução do valor.
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Cópia do RG/CPF ou CNH
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Cópia e original do boleto e do comprovante do valor pago. obs. os originais dos comprovantes de pagamento ficarão retidos no processo administrativo e as cópias ficarão com o contribuinte.
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Para agilidade dos processos, as taxas não serão aproveitadas em outros processos ou procedimentos.
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Taxa de APROVAÇÃO DE PLANTA, não será devolvida se o projeto estiver aprovado. Caso tenha que ser substituído, as taxas deverão ser pagas novamente do novo projeto.
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Taxa de Habite-se de um processo não poderá ser aproveitada em outro processo, mesmo que seja do mesmo imóvel. O contribuinte deverá pagar a taxa do novo processo e pedir devolução da taxa do processo que não será dado o Habite-se.
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Todos os casos somente serão devolvidos, após ouvido o setor responsável pela análise do processo que deverá informar se o pedido não foi ou não será concluído e deverão ser juntados no processo de origem.
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Pedido de devolução deverá obedecer o prazo prescricional de 5 anos conforme Lei 364/2024 Art. 4°, § 2°.
13 - CANCELAMENTO DE DÉBITOS
Apresentar os seguintes documentos para o cancelamento:
- Requerimento preenchido e assinado pelo responsável do débito ou da empresa. (clique para baixar o requerimento)
*Obrigatório informar telefone valido e e-mail para notificações
- Cópia Documento de Identificação do responsável pela empresa (RG com CPF ou Habilitação)
- Cópia do Contrato Social em caso de empresa.
Colocar no requerimento o motivo do pedido de cancelamento e juntar os comprovantes para análise
- Se o motivo do cancelamento for por ser optante do Simples Nacional, apresentar o comprovante da inscrição onde demonstra a data desta opção e os comprovantes de pagamento do ISS das referidas Notas Fiscais.
- Se o motivo for por pagamento já efetuado, apresentar copia do comprovante de pagamento e cópia da guia paga.
- Se o motivo for por declaração da NFe feita em duplicidade pelo contribuinte, apresentar as Nfe e as guias para a comparação dos fatos.
- Se o motivo for por prescrição, colocar no requerimento os anos que alega a prescrição e juntar certidão de distribuição cível em nome do devedor de todo o período que abranja os anos dos débitos referente ao pedido.
- Se o Motivo for Inatividade da Inscrição municipal, apresentar documentos que comprovem o alegado de todo o período que abranja o débito.
- Outros motivos de cancelamento especificar e juntar os documentos pertinentes.
TAXA: PROTOCOLO (R$7,45)
14 - REVISÃO DE LANÇAMENTO DE IPTU (CLIQUE AQUI)
- Requerimento assinado e cópia de documento pessoal.
- Somente o titular do processo poderá solicitar cópia.
- Caso o pedido seja feito por outra pessoa, deverá juntar documento comprovando a legitimidade para o pedido e colocar o motivo.
- Atual proprietário - apresentar documento de propriedade.
- Herdeiro - apresentar certidao de óbito.
- Procurador - apresentar procuração.