Aniversário de Caçapava tem programação especial neste fim de semana

A programação cultural do aniversário de 169 anos de Caçapava terá, neste fim de semana, atividades no espaço do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee (Rua Santo Antonio, S/N), de 12 a 14 de abril. A entrada é solidária com a doação de um quilo de alimento em prol do Fundo Social de Solidariedade.

Festivais de música, encontro de baterias, apresentações de dança, além de um baile de aniversário fazem parte das atrações. Todos os dias haverá área de alimentação e exposição de produtores locais. Durante o evento, o museu estará aberto para visitação.

Nesta sexta-feira (12), das 18h às 22h, o espaço recebe as atividades do tradicional festival Abril Musical, ação realizada pela CPV Turismo com o apoio da Prefeitura de Caçapava. O evento tem como característica abrir espaço para bandas locais apresentarem os seus trabalhos.

Participam DJ Fabio Andrade; Kill; Giovanna Contiero, Los Chachos e KaraoKê Bar; Banda Elas; banda Dó Ré Mi; banda A Deaf In Ear; Banda Coice de Mula; Aline Duque; e Bah Santana.

Drum Day

No dia 13, a partir das 12h, o destaque é a terceira edição do Drum Day, encontro de bateristas que deverá reunir 250 músicos tocando ao mesmo tempo. Na última edição, em 2023, foram cerca de 140 bateristas na Praça da Bandeira.

O Drum Day Caçapava é inspirado em eventos do gênero que já acontecem em diversos lugares do Brasil. Organizado pelo baterista Marinho Harada em parceria com Pedro Bottan, tem o apoio da Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Além de bateristas, a atração conta com guitarristas, baixistas, tecladistas e vocalistas.

Neste ano, a programação terá a participação de dois convidados especiais: Duda Neves, baterista e arranjador, considerado um ícone da bateria no Brasil e que já tocou com nomes como Belchior e Jorge Benjor; e Ricardo Confessori, músico e produtor, ex-baterista da banda Angra. Os dois ministram workshops abertos à participação do público, às 12h e às 13h30, respectivamente.

A apresentação principal do Drum Day, com todos os músicos tocando juntos, terá início às 15h. Duda Neves e Ricardo Confessori também participam.

O set list inclui clássicos do rock nacional e internacional, como “Smoke On The Water”, da banda britânica Deep Purple, e “Otherside”, do famoso disco “Californication”, de 1999, do Red Hot Chili Peppers. Há ainda espaço para o rock nacional, com músicas como “Meu Erro”, dos Paralamas do Sucesso, e “Proibida Pra Mim”, hit dos anos 2000 na voz de Chorão, do Charlie Brown Jr. A BAMAC (Banda Marcial de Caçapava) faz uma participação especial no evento.

Programação: 12h — Workshop com Duda Neves / 13h30 — Workshop com Ricardo Confessori / 15h — Apresentação principal / 17h — Entrega de prêmios.

Baile

A partir das 20h, a banda Gruporão anima a segunda edição do Baile de Aniversário. Haverá mesas e cadeiras para o público. A ocupação será por ordem de chegada.

Os alunos da oficina de dança de salão da Secretaria de Cultura e Turismo, ministrada pelo professor Paulo Natali, farão uma apresentação especial durante o baile.

FEMAC

No domingo, dia 14, a atração no espaço será a segunda edição do FEMAC - Festival de Música Autoral de Caçapava, das 12h às 17h.

Doze músicas concorrem no festival e serão submetidas à avaliação do júri técnico formado por cinco jurados convidados. O primeiro, o segundo e o terceiro lugar recebem premiação em dinheiro.

O público também pode votar para escolher a melhor música. A votação popular será por meio DESTE LINK

A primeira colocada na votação popular e a música vencedora do júri técnico ganharão a gravação de um videoclipe.

O projeto do FEMAC recebeu recursos da Lei Paulo Gustavo em Caçapava, por meio do Edital Nº 19/SMCT/2023.

Apresentações de Dança

Após o FEMAC, haverá apresentações de dança de academias de Caçapava. Participam: Jaqueline Assis – Dança do Ventre; Escola de Dança Marian Guimarães; Biagym - Escola de Ginástica + Ballet Laís Moraes; Associação Cultural Lua Bailarina; Diego Alves Oliveira; Studio de Dança Eder Nascimento; B.Boy Danilo Costa; Milton Rodrigues; e Escola de Baliza da BAMAC

Outros espaços

Além da programação cultural no Museu Roberto Lee, haverá atividades em comemoração ao aniversário de 169 anos de Caçapava em outros espaços da cidade.

No dia 12, haverá Sessão Solene na Câmara Municipal de Caçapava, às 18h; No dia 13, às 8h, Ato Cívico com Hasteamento do Pavilhão Nacional, às 8h, na Praça da Bandeira, e Desfile Cívico-Militar na Av. Cel. Manoel Inocêncio, às 9h (Veja mais informações NESTE LINK).

Às 19h, haverá um culto em ação de graças na Igreja Assembleia de Deus Missão (Rua Dr. Odilon de Souza Miranda, 250, Centro).

No dia 14, acontece a Corrida de Aniversário, às 7h, na Praça da Bandeira; e às 9h, campeonato estadual de de judô, no Ginásio Municipal de Esportes.

A partir das 9h, terá apresentação musical no projeto Música no Mercado com a dupla André & Andressa, no Mercado Municipal de Caçapava.

A partir das 20h, na Igreja Matriz de São João Batista, haverá uma missa em ação de graças, com a participação do Coral Municipal de Caçapava.