Vacina do HPV passa a ser aplicada em dose única para crianças de 9 a 14 anos

10/04/2024

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, informa que, a partir de agora, a vacina contra o HPV, aplicada em crianças de 9 a 14 anos, será ministrada em dose única, na rede municipal de saúde. A mudança é uma determinação do Ministério da Saúde, que adotou a recomendação da dose única após estudos científicos da OMS e da OPAS concluírem que apenas uma dose da vacina HPV protege igual a duas doses.

Para quem havia feito a primeira dose do esquema vacinal anterior não é necessário retornar para a segunda dose. Apenas a dose única já garante a proteção.

O HPV é um vírus que infecta a pele e as mucosas e pode causar diversas infecções que variam de verrugas genitais a câncer. Os tipos 16 e 18 do HPV são responsáveis por grande parte dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os tipos 6 e 11 causam verrugas genitais. A vacina protege contra esses quatro tipos.

A infecção pelo HPV é uma infecção sexualmente transmissível mais comum, afetando tanto homens quanto mulheres. A infecção pelo HPV está associada ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como o câncer de pênis, vulva, canal anal, boca e orofaringe.
No Brasil, o câncer de colo de útero é a quarta neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, com uma média de 6.500 mortes por ano. Um estudo realizado em 26 capitais brasileiras identificou taxas de prevalência de HPV entre 52,3% a 63,5%. A vacinação contra o HPV é uma estratégia importante para reduzir o número de casos e mortes relacionadas a esse vírus.