Saúde entrega sala de apoio à inclusão e às famílias

19/04/2024

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, entrega, na próxima quarta-feira, 24 de abril, às 9h, a Sala de Apoio à Inclusão e as Famílias, um espaço dedicado ao suporte de pessoas com deficiência, incluindo autismo, e suas famílias.

Gerido pela Secretaria Municipal de Saúde, este local oferecerá informações detalhadas sobre os serviços disponíveis na rede de atenção à saúde para esse público-alvo, além de receber organizações da sociedade civil (OSCs) para apresentarem seus serviços e orientarem a população sobre como acessá-los, fortalecendo assim os recursos disponíveis.

Paralelamente, ao lado da sala de apoio à inclusão, será entregue à população um espaço lúdico com brinquedoteca. Esse ambiente, construído em linha com a Política Nacional da Primeira Infância, reflete compromisso com o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças desde os primeiros anos de vida.

Reconhecendo a importância crucial de oferecer um ambiente acolhedor e estimulante, a brinquedoteca é projetada para proporcionar experiências de aprendizado por meio do brincar, estimulando o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e motor das crianças.
Essa entrega representa um avanço significativo para uma comunidade mais inclusiva e solidária, garantindo acesso igualitário a serviços de qualidade e apoio emocional para todas as pessoas, especialmente crianças. Além disso, destaca um ponto crucial nos esforços para promover o desenvolvimento infantil e fortalecer políticas públicas voltadas para a primeira infância, criando um ambiente onde cada criança possa alcançar seu pleno potencial.