Saúde realiza campanha de conscientização sobre autismo e atividade física no mês de abril

Saúde realiza campanha de conscientização sobre autismo e atividade física no mês de abril

04/04/2024

 

O mês de abril começou com duas novas campanhas nas unidades da Atenção Básica de Caçapava: Abril Azul – de Conscientização sobre o Autismo (comemorado no dia 2) e Dia Mundial da Atividade Física (celebrado no dia 6). As campanhas consistem em palestras e conscientização sobre os temas, em dias programados, nas salas de espera dos postinhos.

O Abril Azul tem como objetivo chamar a atenção para a causa da inclusão, ajudando a entender as características das pessoas dentro do expectro autista, suas limitações, habilidades e os serviços prestados a elas pela Saúde de Caçapava.

O autismo é uma condição neurológica complexa que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento. No entanto, é essencial entender que o autismo se manifesta de maneiras diferentes em cada indivíduo, tornando cada pessoa única em suas habilidades e desafios.

As datas e horários onde serão realizadas palestras nas unidades serão as seguintes:

 

tabela autismo

 

 

Atividade Física

 

Já a campanha de estímulo à atividade física visa promover a prática como forma de prevenir os problemas de saúde. Além das palestras, algumas unidades conduzirão alongamentos e ginástica com os usuários, com a presença de fisioterapeutas.

A prática de exercícios físicos libera endorfinas, neurotransmissores que promovem sensação de bem-estar e reduzem o estresse e a ansiedade. Além disso, a atividade física pode melhorar a autoestima, a autoconfiança e ajudar no tratamento da depressão e outros transtornos mentais.

Uma vida ativa está associada a uma melhor qualidade de vida. Pessoas fisicamente ativas têm mais energia, são mais capazes de realizar atividades do dia a dia e têm uma sensação geral de bem-estar.

Estudos mostram que indivíduos que praticam atividade física regularmente tendem a viver mais tempo e com melhor saúde do que aqueles que são sedentários. Investir na prática da atividade física significa uma vida mais longa e com mais vitalidade no futuro.

A previsão das atividades nos postinhos, durante o mês de abril, é a seguinte:

 

Atividade física