Saúde Mental lança campanha do Setembro Amarelo de conscientização e prevenção ao suicídio

02/09/2021

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde/ RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) está lançando a campanha Setembro Amarelo – de conscientização e prevenção ao suicídio.

O objetivo é sensibilizar a população, principalmente aqueles que sofrem com algum transtorno mental temporário ou permanente, de que existe ajuda. E também chamar a atenção de familiares e amigos para os possíveis sinais que podem levar ao suicídio.

Além de postagens nas redes sociais com menção ao tema e divulgação dos contatos das instituições de ajuda, haverá, no dia 15 de setembro, às 19h, uma live com as profissionais da saúde Vivian Augusta M. Pirtouscheg (Terapeuta ocupacional), e Karina Adriane Moreira (Enfermeira).

As profissionais da saúde abordarão os fatores de risco e de proteção, a importância de se falar sobre os sentimentos que podem culminar em situações extremas, como identificar uma pessoa que precisa de ajuda, os mitos e verdades que envolvem o suicídio e os serviços que são oferecidos pelo município.

A live será transmitida pelo Facebook da Prefeitura.

Outra ação que acontecerá durante todo o mês, será a realização de rodas de conversas sobre o tema, pelas equipes do CAPS, entre os usuários e os familiares atendidos. E também a colocação de cartazes nos prédios públicos com o contato dos CAPS e CVV (Centro de Valorização da Vida).

CRAS, CREAS E OSC

Além das ações da Saúde, a Secretaria de Cidadania, por meio dos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em parceria com as Organizações das Sociedade Civil, está com uma programação própria sobre o tema.

A programação inclui a decoração das repartições públicas com a cor amarela; a realização de campanha educativa sobre os sinais de alertas para prevenir o suicídio; o apoio psicológico; a realização de palestras e murais, entre outros.