Representantes da JICA visitam Caçapava para acompanhar projeto de educação ambiental no município

No dia 8 de outubro, o Representante Sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão no Brasil (JICA), Atsunori Kadoya, e a Coordenadora de Projetos Comunitários da JICA, Erica Hieda, estiveram em Caçapava para acompanhar as ações ambientais desenvolvidas por meio do projeto Clareira na Mata no município.

Pela manhã, os representantes da agência foram recebidos pelo prefeito, pelos secretários de Planejamento e Meio Ambiente e de Educação e pela coordenadora do Projeto Clareira na Mata na Estação Fornovo Di Taro, onde puderam conhecer o espaço reformado e um pouco da história do prédio e seus pertences.

À tarde, acompanhados pela coordenadora do Clareira na Mata, os representantes da JICA fizeram uma visita à empresa Pilkington, onde tiveram a oportunidade de assistirem a um teatro dos alunos da EMEF Profª. Daphne César Ghidela, com a peça “Os três porquinhos em uma nova lição”. Em seguida, foram recebidos na escola Raif Mafuz e também no Parque da Moçota, onde tiveram a oportunidade de conhecer os projetos ambientais desenvolvidos. À noite, a visita se estendeu para a comunidade japonesa Kaikan, em Caçapava.

A parceria entre a JICA e a Prefeitura de Caçapava possibilitou a implantação de um currículo de educação ambiental na rede pública, entre os alunos de 1º ao 5º ano de Ensino Fundamental.

Recentemente, uma comitiva formada por cinco integrantes do município, a convite da agência, esteve no Japão para conhecer os projetos ambientais desenvolvido em várias instituições da Província de Shimane.

Atualmente, o projeto está em fase de expansão para a comunidade, integrando, escolas e famílias em processos de conscientização e proteção ambiental.