Bloco do Barbosa abre programação do Carnaval de Caçapava com show neste sábado (11)

Bloco do Barbosa abre programação do Carnaval de Caçapava com show neste sábado (11)

Festejos na cidade ocorrerão nos dias 11 e 12 e de 16 a 21 de fevereiro com atrações na Praça da Bandeira e matinês em cinco bairros

O Bloco do Barbosa abre neste sábado, dia 11, a programação do Carnaval de Caçapava com apresentação na Praça da Bandeira. A saída será às 20h30, do pátio do Mercado Municipal.

Antes disso, das 18h às 19h, a Banda Pererê, de Caçapava, animará os foliões na Praça da Bandeira acompanhada por blocos locais.

A festa com o tradicional bloco de São Luiz do Paraitinga é um “esquenta” para o Carnaval na cidade, que volta a ser realizado após dois anos sem atividades devido à pandemia, e que terá atrações dias 11 e 12 e de 16 a 21 de fevereiro. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Completando neste ano 23 carnavais, o Bloco do Barbosa promete um show eclético com um repertório que passeia pelos principais carnavais brasileiros, mas tendo como base a tradição cultural das marchinhas autorais, que são a marca do Carnaval luizense.

E para guiar o show, nada melhor do que o motorista mais famoso da região. Benedito Barbosa é o nome do ex-motorista de ônibus homenageado pelo Bloco do Barbosa.

Segundo o grupo, tudo começou durante o retorno de uma viagem a São Paulo, no final dos anos 90. Nessa viagem, Barbosa levava músicos de São Luiz do Paraitinga para uma apresentação em São Paulo.

Os passageiros, em clima de festa, decidiram então homenagear o tímido e apressado motorista, inventando ali mesmo, no ônibus, a canção que virou a marca do bloco. Ao chegar a São Luiz, a marchinha já estava pronta e saíram todos na madrugada daquela mesma noite cantando a música pelas ruas da cidade.

Nos anos seguintes oficializou-se o Bloco do Barbosa no calendário de desfiles da cidade e, ano após ano, caiu no gosto popular.

Após o cancelamento do Carnaval de 2010 em São Luiz, por conta da enchente que devastou a cidade, Barbosa montou sua própria banda para desfilar em cidades vizinhas que importaram o Carnaval luizense. A partir de então, tornou-se tradição a turnê do Bloco do Barbosa pelas cidades da região que, neste sábado, chega a Caçapava.

Programação completa do Carnaval de Caçapava

A programação do Carnaval de Caçapava continua no domingo, dia 12. O destaque será a realização do “1º Memorial do Samba”, na Praça da Bandeira, a partir das 15h. O evento será uma homenagem a personalidades que marcaram a história dos carnavais na cidade e contará com roda de samba, apresentação de bateria, porta-bandeira, mestre-sala, passistas, entre outras atrações (veja texto NESTE LINK) .

A programação oficial do Carnaval Taiada 2023 será retomada na quinta-feira, dia 16, com desfile de blocos.

A atração de quinta, dia 16, será o Bloco do Mário e banda, das 18h às 22h, na Praça da Bandeira. A irreverência é a marca dos foliões. No bloco, mulheres saem vestidas de homens e os homens com roupas e adereços femininos. A concentração será no próprio local da apresentação.

Na sexta-feira, dia 17, o já tradicional Bloco Chitaiada promete animar a programação após dois anos sem desfilar. O bloco costuma arrastar uma multidão pelas ruas da região central da cidade e tem como marca o colorido das fantasias, feitas de tecido de chita. Bonecões e estandarte completam as alegorias.

A concentração está marcada para 19h, no pátio do Mercado Municipal. O cortejo seguirá até a Praça da Bandeira, às 20h30.

O Carnaval segue com apresentação de banda na Praça da Bandeira, de 18 a 21 de fevereiro, das 19h30 às 22h, além de apresentação de blocos. A animação ficará por conta da Banda Gostoso Veneno, que vai apresentar repertório especial de Carnaval, com as clássicas marchinhas e outros ritmos carnavalescos.

Nos dias 20 e 21, a Praça da Bandeira receberá também matinês animadas por banda, das 14h às 17h.

Carnaval nos Bairros

Neste ano, a programação de Carnaval será levada também a cinco bairros de Caçapava, com matinês de sábado (18) até terça-feira (21), sempre das 14h às 17h.

Recebem as atrações os bairros Village das Flores, dia 18; Piedade, dia 19; Caçapava Velha, dia 20, e Santa Luzia, dia 21. A animação ficará por conta da BAMAC (Banda Marcial de Caçapava), que preparou um repertório especial para a ocasião, com marchinhas, samba e temas infantis em ritmos carnavalescos e muita interação com a plateia. A banda conta com 26 integrantes.

Na região da Vila Menino Jesus, a matinê será no Parque Ecológico da Moçota, dia 19, também das 14h às 17h, com programação especial, incluindo show musical, apresentação de blocos infantis e oficinas de pintura e confetes sustentáveis. Toda a programação é gratuita. A população é convidada a levar sua toalha ou canga e fazer um piquenique no parque durante a matinê.

Área de Alimentação

Neste ano, o Carnaval na Praça da Bandeira contará também com uma área de alimentação com food trucks para comercialização de alimentação, chope e cerveja artesanais. O objetivo é oferecer maior comodidade para os foliões, moradores e visitantes, que forem participar da festa no local. Não é permitida a utilização de garrafas, copos e utensílios de vidro no local.

Segurança

Para garantir a segurança de quem vai brincar o Carnaval, a Prefeitura conta com efetivos das equipes de Trânsito e da GCM (Guarda Civil Municipal), da Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, além de monitoramento por câmeras de segurança na Praça da Bandeira.

Campanha IST

Durante todos os dias de Carnaval, equipes da Secretaria de Saúde estarão com estande na Praça da Bandeira, das 18h às 24h, com campanha de prevenção a IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e distribuição de preservativos. Veja mais NESTE LINK .

Carnaval Taiada 2023 - Veja a programação completa

Dia 11 de fevereiro – Pré-Carnaval

Local: Praça da Bandeira

Horário: 18h às 19h

Apresentação da Banda do Pererê acompanhada por blocos locais

Horário: 20h30

Apresentação Bloco do Barbosa (Saída do pátio do Mercado Municipal)

Dia 12 de fevereiro

1º Memorial do Samba

Horário: 15h às 22h

Local: Praça da Bandeira

Programação: rodas de samba, show de bateria, blocos, apresentação de passistas, mestre-sala e porta-bandeira, homenagem à Velha Guarda do Samba de Caçapava.

Dia 16

18h às 22h

Bloco do Mário e Banda

Local: Praça da Bandeira

Dia 17

Bloco Chitaiada

19h - Concentração pátio do Mercado Municipal

20h30 - Saída do cortejo para Praça da Bandeira

De 18 a 21

19h30 às 22h

Carnaval com animação da Banda Gostoso Veneno com repertório de marchinhas e ritmos carnavalescos

Local: Praça da Bandeira

Dias 20 e 21 de Fevereiro

Horário: 14h às 17h

Matinê na Praça da Bandeira – com Banda Taiada

Carnaval nos BairrosAnimação BAMAC (Banda Marcial de Caçapava)

Matinês de 18 a 21 de fevereiro

Horário: 14h às 17h

Dia 18 de fevereiro

Bairro Village das Flores

BAMAC (Banda Marcial de Caçapava)

Dia 19 de fevereiro

Bairro da Piedade

Dia 20 de fevereiro

Bairro: Caçapava Velha

Dia 21 de fevereiro

Bairro Santa Luzia

Horário: 14h às 17h

Matinê no Parque Ecológico da Moçota

Dia 19 de fevereiro

Horário: 14h às 17h

Shows, apresentação de blocos infantis e atividades recreativas com oficinas de pintura e confetes sustentáveis.

Carnaval Taiada 2023 - Informações: Secretaria de Cultura e Turismo – Tel. (12) 3652-9222.