EMEFs de Caçapava participam do Projeto Boa Energia nas Escolas da EDP

16/04/2024

Todas as unidades escolares de Ensino Fundamental de Caçapava estão participando do Projeto Boa Energia nas Escolas da EDP, que tem por objetivo conscientizar para a mudança dos hábitos de consumo e impactar positivamente as comunidades em prol do desenvolvimento sustentável.

O projeto busca envolver a comunidade escolar dentro do tema transversal que é o meio ambiente, por meio da formação de professores que passam a aplicar os conceitos aprendidos nas atividades com os alunos. O tema escolhido pelas escolas de Caçapava este ano é “Energia Renovável e Energia não renovável”.

Ano passado, a EMEF Daphne César Ghidella foi uma das ganhadoras da Gincana Cultural Xô Desperdício da EDP, dentro do projeto, sendo uma das escolas premiadas com um sistema de geração fotovoltaica pela EDP. A ação tinha por meta conscientizar a comunidade escolar e a população por meio de um vídeo sobre a importância da economia de energia.

Além de Caçapava, participam do projeto as cidades de Aparecida, Cachoeira Paulista, Caraguatatuba, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guaratinguetá, Itaquaquecetuba, Jacareí, Lorena, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, Poá, Potim, Roseira, São Sebastião, Suzano e Tremembé.

De acordo com a concessionária mais de 85 mil alunos de 203 unidades públicas de ensino serão beneficiados pelo projeto na área de concessão da distribuidora no Estado de São Paulo.

O projeto da distribuidora de energia mantém um alinhamento com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), em especial os de números 4 (Educação de Qualidade), 7 (Energia Limpa e Acessível) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

Em 13 anos de atividades, o Boa Energia nas Escolas já impactou positivamente mais de 400 mil alunos e 7.500 professores em 1.520 estabelecimentos de ensino.

Formação

O Boa Energia nas Escolas contempla o desenvolvimento de atividades pedagógicas voltadas à educação ambiental, onde professores e alunos terão acesso a um conjunto de ações e recursos interativos e virtuais, além de materiais de apoio.

Em Caçapava, as palestras de sensibilização começaram a ser ministradas em fevereiro deste ano para os diretores das escolas de Ensino Fundamental. Em março, foram realizadas reuniões com os orientadores pedagógicos e as formações com os professores (uma semana de curso) terminaram no dia 14 de abril.

A partir desta semana, começam as atividades e os projetos interdisciplinares com os alunos.

Caminhão da Boa Energia

Em complemento ao processo formativo, o Caminhão da Boa Energia da EDP também já está em circulação, oferecendo atividades lúdicas e interativas para a comunidade escolar. Trata-se de um laboratório itinerante em que os visitantes vivenciam uma série de experimentos, aprendendo, na prática, temas como a preservação dos recursos naturais, a história da energia, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica, além de dicas para usar equipamentos elétricos dentro de casa com maior eficiência.

Gincana Xô Desperdício

Em outra frente de atuação, o Boa Energia nas Escolas também conta com a Gincana Xô Desperdício. A gincana cultural está prevista para acontecer no segundo semestre e visa estimular a comunidade a promover o combate ao desperdício de energia elétrica nas escolas, residências e na sociedade em geral, bem como reconhecer as iniciativas realizadas pelos estudantes no âmbito das escolas municipais localizadas na área de concessão da EDP. As escolas vencedoras da competição serão premiadas com um sistema de geração distribuída solar de no mínimo 2,65 Kwp.