Viveiro Municipal passa por reforma para se tornar espaço de educação ambiental

01/03/2024

Uma série de parcerias entre empresas privadas e a Prefeitura de Caçapava tem possibilitado uma grande reforma no Viveiro Municipal, onde são produzidas as mudas para a arborização urbana do município. O objetivo é transformar o viveiro em um espaço de educação ambiental: “Viveiro Escola”, cujo lema é “Da Sementa à Floresta”.

As empresas privadas que participam da reforma são empresas que precisam se enquadrar na Lei Municipal 5858/2021, pela qual, as compensações ambientais ao município podem ser realizadas tanto com o plantio de mudas, quanto com obras e serviços de interesse ambiental, como o que tem ocorrido no viveiro.

As melhorias que têm sido realizadas e as empresas que fecharam a parceria são:

- Instalação de 500 metros de alambrados, que vão proteger o espaço do viveiro, evitando a entrada indevida de pessoas e a ocorrência de furtos, obra realizada pelo loteamento Aleia;

- Instalação de concertina em toda a dimensão do alambrado, reforçando a segurança do local, pela Arbore;

- Reforma das estufas e sistema de irrigação, pela empresa Lear;

- Novo prédio para a convivência de funcionários, realizada pela Gmetais;

- Reforma da área de reciclagem, pela Cebrace.

As ações serão realizadas em tempos diferentes e de acordo com as demandas de cada empresa, mas a previsão é que todas as melhorias possam ser concluídas até junho deste ano, quando acontece a Semana do Meio Ambiente.

A ideia do Viveiro Escola é mostrar para o visitante todo o processo de produção de mudas e abordar questões como a importância do reflorestamento.

Atualmente, o viveiro produz as mudas ornamentais que são plantadas nos espaços públicos municipais e as mudas de árvores exóticas ou nativas que são doadas à população para plantio em terrenos e propriedades.

Cada pessoa tem direito a até 5 mudas gratuitas que devem ser solicitadas presencialmente na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Rua Regente Feijó, nº 18), das 9h às 15h30, e retiradas de segunda a sexta, no mesmo local.

Fotos: Elis Rodrigues