Quinzena do meio ambiente traz programação variada a partir do dia 1º de junho

30/05/2023

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, está programando uma série de atividades em menção ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. O objetivo é fomentar as boas práticas ambientais e promover a educação nesta área para todos.

O primeiro evento acontece nesta quinta-feira, 1º de junho, às 18h, na Secretaria de Desenvolvimento Social. É a Apresentação do Diagnóstico Prévio dos Biomas do Município, realizada por meio do Plano Municipal de Mata Atlântica e Cerrado, que vem sendo desenvolvido pela empresa Risco Arquitetura Urbana. A apresentação é aberta a toda população.

No dia 3 de junho, sábado, acontece o Meio Ambiente na Praça da Bandeira, das 9h às 12h. Um evento que reunirá diversas secretarias municipais e entidades para a divulgação dos trabalhos que são realizados dentro da área ambiental. Neste dia, haverá música e distribuição de mudas para a população. Estarão presentes a Defesa Civil, com a Campanha contra Queimadas; a ACE, com o projeto Lacre Taiada; a Moçota, com seus projetos de Educação para o Meio Ambiente; a Polícia ambiental, com exposição de animais taxidermizados; a van do turismo e a Sabesp.

No dia 6 de junho, terça-feira, a programação será uma visita ao Aterro Sanitário – Aterro Orizon - Valorização de Resíduos, em Tremembé, que acontece das 13h às 17h, aberta para a população. São 32 vagas para as pessoas interessadas em entender a destinação do lixo que é gerado pela cidade, bem como fomentar boas práticas de destinação correta e eficiente. As inscrições poderão ser feitas pelo WhatsApp da Secretaria, no número (12) 3652-9217. O munícipe deve informar nome completo, RG e comprovante de endereço até o dia 5 de junho. O transporte será realizado pela Prefeitura de Caçapava.

Na quarta-feira, 7 de junho, haverá Jornada do Patrimônio Ambiental, com uma visita gratuita guiada ao Cerrado do Município, em Caçapava Velha, das 7h30 às 12h30. São 15 vagas para a população interessada em fazer uma trilha de cerca de 2h, com grau de dificuldade fácil, para conhecer sobre esse bioma e suas principais espécies. A visita inclui uma parada opcional para um café colonial, no Pé de Manga (pagamento à parte pelos interessados). O transporte é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp da Secretaria, no (12) 3652-9217.

No dia 14 de junho, quarta-feira, será realizada a apresentação oficial sobre a Encíclica “Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum”, do Papa Francisco. A palestra, que é realizada pelo bispo de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, acontecerá na Secretaria de Desenvolvimento Social, às 14h, aberta ao público.

No dia 15 de junho, quinta-feira, haverá outra Jornada do Patrimônio Ambiental, desta vez realizada na APA (Área de Preservação Permanente) da Serra do Palmital, na Pedra Branca, das 7h30 às 12h30. Serão 15 vagas com transporte gratuito e inscrição por meio do WhatsApp da Secretaria, no (12) 3652-9217. A jornada é constituída de uma trilha de cerca de 2h, com grau de dificuldade fácil, e uma parada opcional no Café na Banheira (pagamento diretamente ao estabelecimento).

No dia 16 de junho, sexta-feira, a programação consiste em uma palestra ministrada pela equipe do Departamento de Meio Ambiente e o Coletivo Lixo Zero, das 9h às 11h, na Secretaria de Desenvolvimento Social para os usuários do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) O tema da palestra é “Consumo consciente, alimentação saudável e aproveitamento total do resíduo”.

No dia 17 de junho, sábado, acontece o encerramento da programação, com um plogging (caminhada com coleta de lixo) e plantio de mudas, na área verde do Vitória Vale, das 6h às 10h. As atividades, abertas a todos que se interessarem, serão conduzidas pelos grupos de escoteiros e do “Caminhada na Roça”. Ao final, será realizado um piquenique comunitário com os participantes após o plantio.

Entre os dias 20 e 23 de junho, a programação se estende para um plantio de árvores pelos alunos da EMEF Eliel de Almeida Martins, na região do Borda da Mata, às 8h.