Prefeitura realiza força-tarefa de combate à Dengue e aos escorpiões em novos bairros de Caçapava

16/02/2024

A Prefeitura de Caçapava retoma, entre os dias 19 de fevereiro e 8 de março, o mutirão de limpeza urbana e a campanha de conscientização para combate à Dengue e aos escorpiões, ação que teve início em novembro do ano passado. Desta vez, os bairros atendidos serão: Vila Santos, Vila Nali, Jardim São José, Vila Quirino, Vila Pantaleão, Vila André Martins e Jardim Rafael.

A ação é uma realização das secretarias de Saúde (Vigilância Epidemiológica e Zoonoses) e de Obras (Serviços Municipais), com apoio da Defesa Civil do Município. O objetivo é eliminar pontos de vícios de descarte irregular de lixo, reduzindo criadouros do mosquito Aedes aegypti e a infestação de escorpiões, que têm como principal alimento insetos, entre eles, a barata que é comum de ser encontrada nesses locais de descarte.

Enquanto as equipes de limpeza urbana atuarão nas ruas dos bairros, recolhendo o lixo deixado nas áreas públicas, um caminhão de Cata-Bagulho vai passar, retirando o material para descarte deixado pelos moradores na calçada. O Cata-Bagulho acontecerá nos dias 21, 23, 27, 29 de fevereiro e 5, 7 e 8 de março, das 7h às 12h.

Durante todos os dias da ação, haverá visita casa a casa das equipes da Dengue e dos agentes comunitários de saúde dos bairros. A proposta é orientar os moradores sobre as boas práticas de acondicionamento do lixo, a necessidade de ficar atento a possíveis criadouros de mosquito da Dengue e o que deve ser feito caso a pessoa contraia a doença. As equipes da saúde também vão orientar sobre as formas de evitar o aparecimento de escorpiões nas residências e a maneira de proceder caso aconteça alguma picada.

A expectativa é que toda a comunidade se mobilize junto com os setores governamentais para manter condições favoráveis à Saúde Pública, diminuindo possibilidades de acidentes com escorpiões e evitando o aumento de casos de Dengue, comuns nos períodos mais quentes.

Até o dia 15 de fevereiro deste ano, Caçapava registrou 49 casos positivos da Dengue, sendo que cinco desses foram contraídos dentro do Município. Embora a situação não seja alarmante, como acontece em outras cidades, é importante que todos estejam alertas com os cuidados e prevenção à doença, principalmente considerando a rápida proliferação do mosquito transmissor e as condições favoráveis com tempo chuvoso e clima quente.

Cata-Bagulho – o que será recolhido

A ação do Cata-Bagulho na Vila Santos, Vila Nali, Jardim São José, Vila Quirino, Vila Pantaleão, Vila André Martins e Jardim Rafael vai acontecer nas datas já mencionadas (21, 23, 27, 29 de fevereiro e 5, 7 e 8 de março). É importante que todos os moradores colaborem com a ação, colocando na calçada todos os materiais inservíveis, no período das 8h às 11h.

A recomendação é que, na ocorrência de chuvas, os moradores não deixem nada na rua, garantindo que nenhum material possa ser arrastado para dentro de bueiros ou bocas de lobo. Os inservíveis menores devem ser devidamente acondicionados em recipientes apropriados, como caixas, por exemplo.

Exceto restos de construção civil, os demais inservíveis, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, garrafas etc. serão recolhidos. As equipes não recolhem materiais dentro das residências. Todos os materiais para descarte devem ser colocados na calçada.