Prefeitura em parceria com iniciativa privada dará início à reestruturação da ponte do Eldorado

12/01/2024

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Municipais, conseguiu junto a empresas privadas, recursos necessários para a reestruturação da ponte do Eldorado, que teve sua base comprometida pelas chuvas de meados de fevereiro do último ano. As obras para a recuperação da ponte começam na próxima segunda-feira (15).

Na época em que a ponte foi danificada, a Prefeitura decretou Estado de Emergência, devido aos danos causados pela chuva em diversas regiões. Na ocasião, não havia recursos municipais para a recuperação da ponte, e a Administração tentou buscar aporte junto aos governos estadual e federal.

Os recursos externos não vieram e, em junho, foi realizada uma obra emergencial provisória para que a ponte pudesse abrir o trânsito para veículos de pequeno porte (um por vez).

A parceria para a resolução definitiva do problema veio de empresas privadas, conforme o processo nº 264/2024 (Construção de Ponte). A Prefeitura vai ser a responsável pela gestão da obra, apoio técnico e fornecimento de parte da mão de obra.

As etapas da obra

A obra será realizada, basicamente, em três etapas. A primeira delas é o desvio e secagem de uma parte do leito do rio para a colocação de aduelas na metade da ponte. A segunda será a liberação das águas na parte que recebeu as aduelas e o mesmo procedimento do lado oposto para a instalação das demais aduelas. Já a terceira etapa será a reestruturação da ponte em si, ou seja, o local de passagem de motoristas e pedestres.

Com a reestruturação, a ponte do Eldorado vai ampliar seu dimensionamento e a capacidade de vasão será dobrada. Atualmente, ela dispõe de 3 linhas de tubo ármico de 1,5 m de diâmetro para a vasão da água e, no final da obra, a ponte contará com 3 linhas de aduelas de 3 x 3, dobrando sua capacidade de vasão.

A previsão é que a obra toda seja executada num prazo de até 180 dias.

Interdição do trânsito

Durante as obras, o trânsito da ponte ficará, completamente, interditado. Os moradores do bairro poderão acessar a entrada pela rua Antônio Guedes Tavares até o final e passar pela rua Dr Ademar Moreira Barbosa Romeu (avenida principal que corta o bairro Eldorado inteiro).