Maior festa solidária da região, o São João de Caçapava beneficiará 22 entidades assistenciais do município

13/06/2023

Na próxima sexta-feira, 16 de junho, começa oficialmente o Festival São João de Caçapava 2023, a festa religiosa e cultural mais aguardada pelas entidades assistenciais do município, que aproveitam o evento para gerar recursos que ajudam a manter os projetos sociais realizados por elas ao longo do ano.

Participam do evento 22 entidades: ABESC (Associação Beneficente Soldados de Cristo); Casa GE (Casa de Apoio ao Paciente Oncológico); Conviver (Associação Filantrópica Assistencial e Educacional para Pessoas com Necessidades Especiais); Lar Vicentino de Caçapava; Lar Fabiano de Cristo – Casa de Cirilo; Lar de Idosos Vicente de Paulo de Caçapava; Esquadrão Vida para Adolescentes; GAMT – Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos; Lar Emmanuel; APAE; Forania de Caçapava; Casa da Criança; AMAIS (Associação Melhores Amigos dos Animais); Associação Beneficente de Caçapava; Fundo Social de Solidariedade; Lions Clube de Caçapava; Rotary Club Jequitibá; Serpente de Metal Moto Clube; Projeto Portal Tijuco Preto; Associação de Equoterapia Saúde e Educação Trotando em Frente; Associação Atlética Caçapavense e Matriz.

De acordo com dados da pesquisa realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo com 18 entidades que participaram do São João de Caçapava em 2022, o impacto do festivaL no orçamento de metade dessas associações (9) chega a ser de 50%, ou seja, o dinheiro arrecadado ajuda a custear metade dos custos da entidade durante um ano inteiro.

Para 22% das entidades entrevistadas (4), esse valor ainda é maior, alcançando cerca de 80%, quase que todo orçamento da entidade em um ano de funcionamento. E para 28% delas (5) representam 30%. Em outras palavras, o Festival São João de Caçapava ajuda a custear boa parte dos projetos assistenciais desenvolvidos em Caçapava voltados para os mais diversos segmentos, desde atendimento a adictos, idosos e até para a causa animal.

A receita de todas as entidades no último São João de Caçapava foi de R$ 1.261.825,43 e os gastos com produtos e serviços na economia local R$ 635.414,98, movimentando assim toda a cadeia econômica do município.

Além disso, embora a festa seja aberta ao público e as atrações sejam gratuitas, há um apelo para a entrada solidária com a doação de um quilo de alimento não perecível, que é destinado às ações assistenciais do Fundo Social de Solidariedade de Caçapava.

Este ano, no último dia da festa, dia 25, o apelo será para a doação de um quilo de ração para cães, que será destinado às instituições que trabalham com animais em situação de abandono.

As delícias do São João de Caçapava

Quem curte as festas juninas, sabe que o melhor desses eventos fica por conta das delícias gastronômicas que são produzidas e comercializadas. O Festival São João de Caçapava tem dessas delícias, que vão desde os tradicionais bolinhos de São João e de São José, típicos da região, até caldinhos, lanches, pastéis e refeições completas, que agradam a todos os gostos.

O bolinho caipira de Caçapava tem uma receita tradicional. Feito com carne moída, temperos diversos e farinha de mandioca, ele é enrolado nas mãos dos voluntários da festa. Depois de tomarem a forma de pequenas “bolinhas”, a iguaria é frita em óleo quente e vendida em pacotinhos com dez unidades pela barraca da Matriz de São João Batista, onde também é comercializado o delicioso bolinho de São José, com massa feira à base de milho recheada com carne moída.

As duas iguarias fazem parte da culinária caipira da região, que também abrange porções de torresmo (Matriz, Trotando em Frente), Arroz Caipira (Casa GE), Arroz Carreteiro (AMAIS); Feijão Tropeiro, Baião de Dois (GAMT); Caldinho (Lar de Idosos); Quirera (APAE); Curau (Lar Vicentino de Caçapava); Galinhada (ABESC), Cachorro Quente Caipira (Rotary Jequitibá), Pão com linguiça (Associação Beneficente), entre outras iguarias.

Os doces ficam por conta das entidades como o Portal do Tijuco Preto, com a oferta de maçã do amor, espetos de chocolate, paçocas e do Esquadrão Vida, com trufas, balas de coco, cocadas, tortas e pavês...

Para esquentar as noites frias do São João, nada melhor que um vinho quente ou quentão (Conviver e GAMT), ou um copo de vinho (Lions), ou mesmo um bom chopp (Lar Vicentino de Caçapava).

Para a garotada, não faltam pizzas, batata fritas, espetinhos de carne e frango, churrasco, cheesburger, cachorro quente, crepes, yakisoba, espaguete, enfim, um mundaréu de sabores e cheiros, que agradam ao paladar e enchem os olhos e olfatos de quem visita o festival.

Nos sábados e domingos, os portões serão abertos às 11h para o “Almoção Caipira” e nas noites de todos os dias da festa, a partir das 19h, as barracas estarão preparadas para receberem os pedidos dos visitantes. O cardápio completo da festa pode ser conferido abaixo:

CARDÁPIO FINAL SÃO JOÃO 2023