Cartas boletos do IPTU e CIP 2024 começam a ser distribuídas pelos Correios

08/03/2024

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Finanças, iniciou, esta semana, a distribuição do IPTU e da Contribuição para a Iluminação Pública - CIP terreno do ano de 2024. As cartas boleto, com códigos de barra para o pagamento, já foram postadas no correio e devem chegar até os contribuintes nos próximos dias.

A primeira parcela ou parcela única vence no dia 10 de abril. Quem optar pelo pagamento da cota única terá 5% de desconto no valor total do IPTU e poderá ser paga nas seguintes instituições: Lotéricas, Banco do Brasil, Santander, CEF, Itaú e BRADESCO.

Caso o contribuinte não receba a carta boleto pelos correios, a 2ª via estará disponível na segunda quinzena de março, no site da Prefeitura, no Portal do cidadão NESTE LINK, ou em www.cacapava.sp.gov.br, dentro de Carta de Serviços/ Finanças/ IPTU.

Os carnês dos imóveis que possuem débitos de anos anteriores estão com aviso de cobrança amigável. É importante regularizar o pagamento ou parcelamento até dia 30 de maio de 2024 para evitar transtornos como protestos e cobrança judicial. O pagamento em dia reverte em melhorias para a cidade.

O IPTU representa 5% do orçamento do município e faz parte de uma fonte geral de recursos. Todo o valor pago gera investimentos para a Educação, Saúde, Segurança e melhorias diversas para a cidade.

CIP TERRENO

Os contribuintes proprietários de terrenos, que ainda não tenham área construída, receberão junto com o IPTU, uma carta boleto para o pagamento da CIP (Contribuição da Iluminação Pública).

A CIP é uma contribuição para fins de manutenção e extensão da Iluminação Pública de todo o município, onde todos os proprietários de imoveis são contribuintes, conforme a Lei 346/2021.

Caso tenha ligação de energia elétrica no imóvel onde recebeu a carta boleto da CIP, o proprietário deve solicitar revisão do lançamento, no setor de atendimento ao Cidadão, na Av. Manoel Inocêncio, 179, 2º andar, Centro, apresentando a conta de energia dos meses apurados, documento pessoal e documento do imóvel.

A cobrança será feita em cota única ou parcelada, sem desconto, e poderá ser paga nas seguintes instituições: Lotéricas, Banco do Brasil, Santander, CEF, Itaú e BRADESCO.

Atendimento presencial

O atendimento presencial para os assuntos relacionados ao IPTU, CIP terreno, Dividas entre outros será realizado no setor de atendimento ao Cidadão, na Av. Manoel Inocêncio, 179, 2º andar, Centro, de segunda a sexta-feira das 9h as 16h.

Dúvidas sobre o IPTU podem ser sanadas pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (12) 3654-6630.

Dúvidas sobre Dívidas podem ser tratadas pelo e-mail [email protected], ou pelos telefones: (12) 3654-6634 e (12) 3654-6629.