Caçapava comemora aniversário de 169 anos com programação especial durante o mês de abril

Caçapava comemora aniversário de 169 anos com programação especial durante o mês de abril

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com as outras secretarias municipais, está preparando uma programação especial em comemoração ao aniversário da cidade, que completa 169 anos no dia 14 de abril.

As atividades ocorrerão durante o mês, em diversos espaços do município, e incluem exposições de artes, shows, festivais de música, desfile cívico-militar, literatura, eventos esportivos, entre outras atrações. A entrada é gratuita.

Programação Cultural

A programação cultural terá início no dia 01 de abril com o segundo Encontro do Samba e encerramento da exposição Memorial do Samba. A ação homenageia a velha guarda do samba na cidade e relembra personagens que ajudam a contar a história do Carnaval de Caçapava.

O evento será realizado no Espaço de Educação Cultural e Inovação Ruy Barbosa (Praça Dr. Pedro de Toledo, 136, Centro), a partir das 19h, e contará com rodas de conversa com representantes da Velha Guarda do Samba, apresentação da bateria dos Parças, participação de mestre-sala e porta-bandeira e microfone aberto.

A exposição reúne fotos, objetos e adereços de diversos blocos e escolas de samba de Caçapava e ficou em cartaz durante o mês de março, em comemoração aos festejos carnavalescos.

No dia 4 de abril, o artista plástico e professor José Marcondes Toledo, de Caçapava, inaugura a exposição “Caminhos e Sentimentos” no Espaço de Educação Cultural e Inovação Ruy Barbosa. A mostra é uma homenagem do artista à cidade e reúne conjunto de obras em óleo sobre tela e nanquim com temáticas variadas. A exposição fica em cartaz até o final do mês.

A programação segue durante a semana e no dia 6 de abril, sábado, às 10h, o destaque ficará por conta do evento de inauguração do Centro de Informações Turísticas, na Estação Fornovo di Taro. A cerimônia contará com apresentação da Banda do 6º Batalhão de Infantaria Leve e participação do Coral Municipal de Caçapava. Na ocasião, haverá o lançamento do vídeo institucional sobre os atrativos turísticos do município, no Armazém.

Outra atividade do dia 6 de abril é o evento Marcha pela Vida, organizado pelo Conselho de Pastores de Caçapava, com o apoio da Prefeitura. Trata-se de uma caminhada com perspectiva de reunir 1.000 pessoas. A concentração será no Museu Roberto Lee, às 13h. A saída do percurso está prevista para 15 horas com retorno às 17h. O evento contará com a participação de um trio elétrico e artista gospel.

Museu Roberto Lee

De 12 a 14 de abril, a programação cultural em comemoração ao aniversário da cidade será realizada no espaço do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee, na Vera Cruz, que receberá estrutura especial de som e palco para o evento. A entrada será solidária com doação de um quilo de alimento não perecível em prol do Fundo Social de Solidariedade de Caçapava.

No dia 12, das 18h às 22h, o espaço recebe as atividades do tradicional festival Abril Musical, realizado pela CPV Turismo com o apoio da Prefeitura de Caçapava. O evento tem como característica abrir espaço para bandas locais apresentarem os seus trabalhos. Haverá exposição de produtos artesanais e área de alimentação com participação de food trucks.

No sábado, dia 13, das 12h às 17h, a atração será o 3º Drum Day Caçapava, um grande encontro de bateristas que deverá reunir mais de 100 músicos tocando ao mesmo tempo. O evento é inspirado em outros do gênero que já acontecem em diversas partes do Brasil.

A partir das 20h, o espaço dará lugar a um baile de aniversário com a Banda Gruporão e participação de dançarinos. Food trucks e expositores de artesanato participam da programação.

No dia 14 de abril, dia do aniversário de Caçapava, a programação no espaço contará com a segunda edição do FEMAC – Festival de Música Autoral de Caçapava, das 10h às 17h. O evento é realizado pela TV Attual com o apoio da Prefeitura. Haverá exposição de artesãos e área de alimentação com food trucks. A partir das 20h, haverá show musical promovido pela Prefeitura, com atração a ser confirmada.

Ainda no dia 14, a programação cultural terá também mais uma edição do projeto Música no Mercado, com apresentação de Andresa Carla. A ação é realizada no Mercado Municipal de Caçapava, a partir das 9h.

Desfile e celebrações religiosas

A programação de aniversário contará também com desfile e celebrações religiosas. No dia 12 de abril, às 18h, haverá Sessão Solene de aniversário na Câmara Municipal de Caçapava. No dia 13 de abril, terá Ato Cívico com cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional, às 8h, na Praça da Bandeira, seguido de desfile cívico-militar na Avenida Coronel Manoel Inocêncio, às 9h. O desfile é organizado pela Prefeitura.

No dia 13 de abril, às 19h, haverá um Culto em Ação de Graças na igreja Assembleia de Deus Missão (Rua Dr. Odilon de Souza Miranda, 250, Centro). E no dia 14, às 20h, haverá uma missa em celebração ao aniversário na Igreja Matriz de São João Batista com a participação do Coral Municipal de Caçapava.

Ao longo do mês de abril, outros espaços do município recebem atividades culturais. O Espaço de Educação Cultural e Inovação Ruy Barbosa terá programação no dia 18 com a realização do evento Sarau Felit, a partir das 9h, atividade literária em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado todo dia 18 de abril, a partir das 9h.

A programação terá roda literária, apresentação de teatro com personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, contação de histórias e oficina “Caçadores de Lenda”; a partir das 18h, haverá apresentação do encerramento do projeto “Teatro Taiada” contemplado na Lei Paulo Gustavo, e, às 20h, Karaokê Popular – Cantando com a Comunidade, também contemplado na Lei Paulo Gustavo. Durante o evento haverá participação de food trucks.

Também no dia 18, na Praça da Bandeira, haverá uma exposição organizada pelo Exército de Caçapava. O evento é alusivo à Semana do Exército e acontecerá a partir das 8h.

Arena Hot Rod

Nos dias 19, 20, e 21 a programação de aniversário de Caçapava receberá o evento Arena Hot Rod, que reúne num mesmo espaço corrida de carros antigos em circuito oval de terra, shows musicais e área de alimentação. A atração tem o apoio da Prefeitura e acontecerá no espaço do Museu Roberto Lee. A entrada será solidária com doação de um quilo de alimento em prol do Fundo Social de Solidariedade.

Fornovo di Taro

No dia 27 de abril, o destaque será a celebração do Fornovo di Taro, que acontece no pátio do 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve). O evento, tradicional e festivo, é em menção aos 79 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial, em defesa dos ideais de liberdade e democracia. O evento conta com o apoio da Prefeitura e terá a participação do Coral Municipal de Caçapava.

Projeto Viva + Moçota Especial

A programação cultural do mês de abril termina dia 28, com realização de uma edição especial do projeto Viva + Moçota com atividades culturais durante o dia, a partir das 9h, no Parque Ecológico da Moçota.

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA

A programação de aniversário de Caçapava contará também com atividades esportivas durante o mês de abril, com ações realizadas e apoiadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Entretenimento.

A agenda inclui os seguintes eventos: Etapa Coala Eu na Montanha, dia 7 de abril, Campeonato Estadual de Judô, dia 14; Corrida de Aniversário de Cacapava, também dia 14, às 7h, com largada da Praça da Bandeira; Corrida Will Body Fitness, dia 21; Copa Caçapava de Karatê Esportivo, dia 21; Inauguração e Evento Big Pool, dias 26, 27 e 28 de abril, e Campeonato Metropolitano de Basquete, no dia 27.

 

Veja abaixo a programação completa:

ARTE_ANIVERSÁRIO ATUAL