Campanha contra o sarampo continua nos dias 13, 14 e 15 de junho

Campanha contra o sarampo continua nos dias 13, 14 e 15 de junho

11/06/2022

 

A vacinação contra o sarampo, prorrogada pelo Estado até o dia 23 de junho, continua na próxima semana, nos dias 13, 14 e 15 de junho, para trabalhadores de saúde e para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Haverá vacina nas seguintes unidades de saúde: ESF Jardim Rafael, UBS Centro, ESF Nova Caçapava, ESF Caçapava Velha, ESF Vila Paraíso, ESF Vila Menino Jesus e ESF de Piedade. A vacinação acontece das 8h30 às 15h30 ou até o término das doses.

Os trabalhadores de saúde vão receber a vacina a depender da situação vacinal da carteirinha, já as crianças, independente de já terem tomado a vacina ou não, receberão uma dose da Tríplice Viral. É imprescindível a apresentação da carteira de vacinação e do documento de identificação.

 

Baixa adesão e riscos da não vacinação

De acordo com a base de dados do Estado (atualizado no dia 26 de maio), em Caçapava, a campanha ainda não alcançou a adesão esperada. Apenas 39,9% da população estimada tomou a vacina contra o sarampo. E desses, os mais faltosos foram as crianças.

Mesmo que a criança esteja com a carteirinha em dia e já tenha tomado a vacina, é importante que os pais compreendam a importância da dose de reforço da campanha e levem seus filhos para se vacinarem.

O sarampo é uma doença grave que traz risco de hospitalização e complicações, como pneumonias, desidratação, quadros neurológicos graves, bem como o risco de morte, principalmente entre o público infantil.