Prefeitura de Caçapava prepara ações da Campanha do Maio Amarelo 2022

Tema deste ano será “Juntos Salvamos Vidas”

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, inicia na próxima terça-feira, dia 3 de maio, as atividades da Campanha Maio Amarelo 2022, movimento internacional que surgiu em 2014 e que fomenta uma ação coordenada entre o Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária. O objetivo é educar e conscientizar visando reduzir acidentes e mortes no trânsito.

As ações do município estão sendo organizadas com a participação de vários órgãos parceiros, secretarias municipais e apoio da iniciativa privada. A Programação será executada durante todo o mês de maio.

A abertura será no dia 3, com um Simulado de Acidente de Trânsito com Vítimas. O evento será aberto ao público e ocorrerá às 10h30, no terreno ao lado do Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali (Rua Santo Antonio, S/N, Vera Cruz).

Para o evento de abertura, participam representantes de órgãos como Defesa Civil do município, Corpo de Bombeiros, Samu, Fusam (Fundação de Saúde e Assistência do Município), Departamento de Trânsito, GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Militar.

A ação vai reproduzir uma situação de acidente automobilístico com múltiplas vítimas, envolvendo vários veículos, entre eles um coletivo (microonibus). Um narrador vai apresentar cada etapa da ação para o público presente.

Sobre o Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo está na nona edição, idealizado sempre pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) e parcerias. A escolha do mês de maio para realização da campanha ocorreu após a Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.

Conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres sobre a necessidade de cooperação no trânsito e adoção de condutas responsáveis são os objetivos da Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana do município com as ações do Maio Marelo.

De acordo com a educadora de trânsito, Marcela Carmo, as diversas ações educativas ganham maior adesão e receptividade junto à população quando estão engajadas numa campanha internacional, que fomenta a contribuição da sociedade com um todo: pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos.

Veja a programação da campanha em Caçapava
De 01 a 31 de maio

Conteúdo educativo temático em várias postagens nas redes sociais do município

03 de maio

Simulado de Acidente de Trânsito com Vítimas, às 10h30, no terreno ao lado do Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali (Rua Santo Antonio, S/N, Vera Cruz)

16 a 17 - Estande de divulgação e conscientização em empresas

18 a 20 - Realização de blitz educativas em hospitais, clínicas médicas, postinhos de saúde.

Abordagens e panfletagem em cruzamentos da região central para despertar a atenção da comunidade pelo tema da campanha

23 a 31 - Bate papo itinerante com os motoboys dos maiores deliverys da cidade – ganhando empatia para conscientizar sobre segurança viária

Até dia 31- publicação de vídeo institucional desenvolvido a partir do Simulado de 3 de maior para comunicar e conscientizar população da atuação de cada órgão que nos atende numa ocorrência de trânsito.