Unidades de saúde aumentam coleta de exames laboratoriais e programam horários para atendimento à população

Unidades de saúde aumentam coleta de exames laboratoriais e programam horários para atendimento à população

12/04/2021

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, aumentou a quantidade de coleta de exames laboratoriais nos postinhos, no último mês, e, para que não haja aglomeração, está organizando os atendidos em horários específicos, que devem ser respeitados.

Cada unidade tem seu próprio agendamento, mas de forma geral, aquelas que têm mais demanda, estão dividindo os pacientes em três horários diferentes, às 8h, 9h e 10h.

No caso dos postinhos menores, geralmente são os três horários mencionados, já nos maiores, são agendados dois horários, 8h e 9h, de acordo com a necessidade. Quando a demanda pelos exames é mais intensa há também o agendamento aos sábados para complementar as marcações disponíveis.

Embora, a orientação ao paciente seja dada para que compareça no horário programado, muitas pessoas têm chegado antes da hora, formando filas para o atendimento, o que é um transtorno para a saúde, principalmente neste período de pandemia.

É importante que todos respeitem o horário programado, usem máscaras e mantenham sempre o distanciamento de outros atendidos se houver espera nas unidades de saúde. Essas medidas são fundamentais para evitar o contágio pelo Coronavírus e é de responsabilidade de todos.

 

Exames laboratoriais

Os exames laboratoriais são aqueles pedidos pelo clínico ou especialista na unidade de referência, como hemograma, exame de fezes e urina.

Quem tem o encaminhamento para a coleta deve sempre aparecer com o material solicitado (exceto hemograma). O paciente também deve levar o RG e o pedido do exame.