Semana de mobilização para combate às arboviroses começa na segunda

Semana de mobilização para combate às arboviroses começa na segunda

18/11/2022

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde/Controle de Vetores, realiza, entre os dias 21 a 26 de novembro, uma semana de conscientização e mobilização contra as arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya). O objetivo é alertar e mobilizar a população para as ações contínuas que devem ser realizadas para eliminar o mosquito causador das enfermidades, o Aedes Aegypti.

Ao longo da semana, haverá intensificação das vistorias nas residências pelas equipes de controle de vetores nos bairros onde há maior incidência de casos e maior quantidade de focos do mosquito. Os bairros são: Vila Santos, Vila Resende, Jardim Amália, Vitória Vale e Vila Menino Jesus.

Na quarta-feria, 23 de novembro, haverá campanha de conscientização na Praça da Bandeira, das 8h às 12h, com abordagem da população e entrega de folders explicativos da campanha.

No sábado, dia D de combate à Dengue e encerramento da semana, os agentes do controle de vetores farão campanha de conscientização na Praça da Bandeira e no Mercado Municipal, das 8h às 12h, com entrega de panfletos e conscientização da população.

Além das ações nos locais públicos, as unidades de saúde da Atenção Básica já anteciparam algumas ações de conscientização e palestras, que começaram esta semana e se estenderão para a próxima, de acordo com a seguinte programação:

17/11 – Residencial Esperança

18/11 – Vila Santa Isabel / Nova Caçapava

23/11 - Santa Luzia / Maria Elmira

24/11 - Vila Santos

25/11 – Pinus do Iriguassu

A campanha de combate às arboviroses são contínuas em Caçapava, mas é importante que todos participem, fazendo sua parte, com as seguintes ações:

- Manter limpos os quintais e caixas d’água (que devem estar sempre tampadas);

- Limpar as calhas das residências, que não podem acumular água da chuva;

- Colocar areia nos pratinhos de flores;

- Instalar telas finas nos ralos para evitar que o mosquito se prolifere nesses ambientes;

- Guardar pneus, garrafas e qualquer outro tipo de vasilhame ou objeto que possa acumular água e se tornar criadouro;

- E caso a pessoa tenha contraído Dengue, Zica ou Chikungunya, usar repelente durante o período dos sintomas para evitar a picada do mosquito e a consequente disseminação para outras pessoas.