Saúde realiza Campanha Julho Amarelo de combate às hepatites virais

13/07/2022

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, realiza este mês, a campanha “Julho Amarelo”, de conscientização sobre as hepatites virais, que são doenças silenciosas que acometem o fígado, podendo levar a situações graves, como cirrose, câncer e até a morte, se não forem tratadas.

Durante todo o mês, as vinte e uma unidades de saúde e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) do Posto Dr. Odilon de Souza Miranda (Postão) estarão aplicando o teste rápido para as pessoas interessadas. Também serão feitas visitas às instituições de assistência terapêutica a dependência química e campanhas de esclarecimento junto as secretarias municipais para os servidores.

As hepatites virais B e C podem ser transmitidas por meio de sangue contaminado presente em objetos, como agulhas e alicates de unhas, uso de material não esterilizado em procedimentos cirúrgicos, colocação de piercing e tatuagens, e também por meio do sexo desprotegido.

Todo o tratamento é gratuito e ofertado pelo SUS. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor para combater as doenças, que não manifestam sintomas até seu agravamento. Para combater a hepatite B já existe vacina oferecida nas unidades de saúde.

Como prevenir as hepatites virais

Para prevenir as hepatites virais é necessário algumas medidas:

- Não compartilhar materiais de uso pessoal, como alicates de unha, ou mesmo seringas e agulhas;

- Se for fazer tatuagens ou piercings, procurar locais autorizados e verificar se o material é esterilizado ou descartável;

- Usar camisinha durante as relações sexuais;

- Se for gestante é importante fazer o teste da hepatite B e se vacinar em uma unidade de saúde, bem como fazer um acompanhamento com um profissional de saúde para a orientação das formas de evitar a contaminação ao bebê.