Profissionais da Atenção Básica participam de treinamento sobre Programa contra o Tabagismo

08/07/2022

Nos dias 7 e 8 de julho, a Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Referência de Álcool Tabaco e Outras Drogas (CRATOD), realizou uma capacitação para enfermeiras e médicas da Atenção Básica.

O objetivo foi atualizar os profissionais das unidades de saúde onde há a aplicação do programa para ampliar as equipes de atendimento à população.

O Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT) é oferecido gratuitamente pelo SUS e, em Caçapava, está presente em onze unidades de saúde, com capacidade para atender até 330 pessoas por quadrimestre.

O tratamento funciona por meio de sessões estruturadas em grupo, seguidas de consultas médicas ou de dentistas, para a prescrição dos medicamentos e adesivos de nicotina, distribuídos gratuitamente pela rede SUS. O público prioritário são as pessoas com complicações pulmonares, em tratamento de câncer, diabéticos, hipertensos, adolescentes, idosos e gestantes, no entanto, o tratamento está disponível para todos.

As unidades que oferecem o tratamento são: ESF Caçapava Velha, ESF Nova Caçapava, ESF Maria Elmira, UBS Residencial Esperança, ESF Vila Antônio Augusto, ESF Jardim Caçapava, ESF Vila Paraíso, ESF Jardim São José, ESF Santa Luzia, ESF Vila Menino Jesus, ESF Tataúba. Para ter acesso, basta ser fumante e procurar uma dessas unidades de saúde.