Prefeitura entrega prédio revitalizado do SAE/CTA

29/09/2022

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, entrega na próxima segunda-feira, 3 de outubro, às 10h, o prédio revitalizado do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento). O espaço recebeu quatro novos banheiros, passou por pintura e renovação do mobiliário.

Atualmente, o prédio conta com três consultórios, um almoxarifado, uma sala de enfermagem, uma sala de coordenação, uma de aconselhamento e uma de coletas, além de um auditório construído para a capacitação e educação permanente dos profissionais da saúde.

O SAE/CTA funciona das 7h as 16h, ofertando atendimento com infectologista, nutricionista, pediatria, hansenologia e tisiologia. 948 pessoas portadoras de HIV, hepatites virais e outras IST's são acompanhadas pelo serviço.

O departamento funciona como um braço da Vigilância Epidemiológica, auxiliando no diagnóstico e rastreio de doenças infecto-contagiosas. É também o responsável pelo ambulatório trans e organiza testes rápidos de HIV, hepatites B, hepatites C e sífilis em todo município, além de exames específicos tais como PPD, Genotipagem, PCR e CD4 e Carga Viral.

O SAE/CTA também acolhe pacientes de setores privados e realizam ações extra muro de testagem rápida e palestras em escolas e indústrias.