Idosos e professores podem se vacinar contra a Influenza a partir da próxima semana

06/05/2021

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, começa, a partir do dia 11 de maio, a 2ª etapa da vacinação contra a Influenza (gripe) para dois novos grupos: idosos a partir de 60 anos e professores. A campanha é cumulativa e os demais públicos que tenham perdido o prazo ainda podem procurar os postos de vacinação.

Em Caçapava, são três os pontos de vacinação contra a Influenza, que funcionarão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h:

- Centro de Convivência da Terceira Idade Viva a Vida - Avenida Dr. Pereira de Mattos, 229 – Centro (próximo ao Mercado Municipal);

Posto de Saúde da Vila Menino Jesus (Rua Antônio Guedes Tavares, 184);

Posto de Saúde de Piedade (Rua João Antônio Nogueira, 110);

- Posto de Saúde de Caçapava Velha (Estrada Municipal Amadeu Tenedini, 249.

Para se vacinar, a pessoa deve levar RG, carteira de vacinação e, no caso dos professores, é necessário apresentar holerite ou algum comprovante de demonstre vínculo como professor.

Por que se vacinar contra a Influenza

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, cujo agravamento pode levar ao óbito, principalmente entre as pessoas que apresentem fatores de risco, como idosos, gestantes, crianças menores de 5 anos e portadores de doenças crônicas.

A vacina tomada anualmente garante a imunização contra a doença, reduzindo casos de internação, especialmente neste momento de combate ao coronavírus.

Outro fator que aumenta a necessidade da vacinação é que como a gripe e a Covid-19 têm sintomas bastante similares, fica mais fácil o diagnóstico das pessoas que porventura tenham se imunizado contra a gripe.

A vacina contra a gripe não protege contra a Covid-19. Todos os cuidados de higiene e segurança devem ser mantidos, como o uso de máscaras, o isolamento social e a higiene das mãos.