Caçapava amplia testes rápidos de Covid nas unidades de saúde e reforça a campanha para o uso de máscaras nesses espaços

22/11/2022

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou a realização de testes rápidos de Covid em todas as unidades de saúde da atenção básica (postinhos) a partir desta semana.

A medida foi tomada para sanar o aumento para a procura de testes de Covid no Hospital da Fusam e também pelo aumento de números de casos da doença que têm acontecido em todo o país, principalmente acometidos pela nova variante da sublinhagem BQ.1.

Outra medida que está sendo tomada é a intensificação da campanha em prol do uso de máscaras em unidades de saúde, consultórios, laboratórios e farmácias, situação que já está prevista no último Decreto Municipal referente à Covid.

A campanha está sendo estendida também para a conscientização da população de forma geral, incentivando o uso de máscaras para pessoas idosas, imunossuprimidas e pessoas que estejam com qualquer sintoma de síndrome gripal.

A Prefeitura recomenda o uso de máscaras em locais de pouca circulação de ar e também o uso por pessoas com síndrome gripal. É importante manter a higienização das mãos. Essas ações ajudam a frear o aumento dos números, principalmente com a proximidade das festividades da Copa do Mundo e do final do ano.

Em Caçapava, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, houve um aumento de casos. Em setembro foram registrados 42 casos da doença; em outubro, 22 casos e, em novembro, até esta data foram registrados 194 casos positivos para a Covid-19, o que demanda uma atenção maior das pessoas para o reforço aos cuidados.

Apesar do aumento nos casos, a ocupação de leitos no hospital municipal continua baixa, com apenas um caso confirmado em leito de enfermaria, o que significa que a maioria dos casos registrados têm sido de baixa gravidade.

Vacinação

Embora a campanha de vacinação contra a Covid continue, a adesão da população segue tímida. A procura nos postinhos pelas doses adicionais tem sido baixa, o que compromete o esquema vacinal da população de forma geral. É necessário que as pessoas busquem as doses de reforço para completar a imunização.

Até o momento, Caçapava vacinou com a 2ª dose 74.937 pessoas, o que corresponde a 78% da população estimada. O ideal é que a cobertura vacinal alcance 95% da população.

Os números ficam piores se consideradas as aplicações da 3ª dose, cuja cobertura alcançou 58% da população e da 4ª dose, que alcançou 25,8% da população estimada.

Nesta semana, o município abriu a campanha para crianças de 6 meses a menores de 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades, que são imunizadas com Pfizer Baby. E crianças de 3 anos ou mais sem comorbidades já vêm sendo vacinadas.

Na próxima sexta-feira, o Município fará vacinação durante o bairro Cidadão, na EMEF Geny Farah Salles, em Tataúba, das 16h às 20h. E durante a semana, continua a vacinação normal nos postinhos programados. As estratégias completas estão disponíveis no site da Prefeitura.