Festival São João de Caçapava começa nesta quarta-feira (22)

Shows musicais, culinária típica, cortejo de carro de boi e apresentações de quadrilhas estão entre as atrações

Começa nesta quarta-feira (22) e vai até domingo, dia 26, a 16ª edição do Festival São João de Caçapava. Após dois anos sem atividades presenciais em razão da pandemia de Covid-19, o evento volta a ocorrer em seu tradicional espaço na Avenida Brasil, próximo à Rodoviária. A entrada é solidária e quem quiser pode doar 1 kg de alimento não perecível.

Gian & Giovani, Renato Teixeira, Gabriel Sater, Tuia com Guarabyra e banda Kixabeira são algumas das atrações musicais do festival junino de Caçapava neste ano, organizado pela Prefeitura e considerado um dos maiores do gênero na região. A festa é uma homenagem a São João Batista, padroeiro da cidade, e faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

Uma das características do evento é a combinação de elementos dos festejos juninos do Nordeste com aspectos típicos da cultura caipira paulista, incluindo religiosidade e tradições populares.

Apresentações com grandes nomes da música brasileira e com artistas representativos da cultura do Vale do Paraíba estão no roteiro de atrações, além de apresentações de quadrilhas, cortejo de carros de boi e procissão.

O festival se destaca também pelo aspecto beneficente, com a participação de 19 entidades assistenciais do município. Elas são as responsáveis pela culinária do evento e comercializam nas barracas iguarias típicas juninas e pratos característicos da cultura regional, como o tradicional bolinho caipira. Toda a renda com a venda dos produtos é destinada aos projetos sociais que cada uma delas desenvolve.

A Programação

A chegada da procissão do Mastro de São João Batista ao local da festa marca a abertura oficial do evento, nesta quarta-feira, dia 22, a partir das 20h30. A BAMAC (Banda Marcial de Caçapava) acompanha a procissão. Após uma bênção pelo Padre Leandro dos Santos, o Mastro é introduzido junto à capelinha de São João, onde permanece até o último dia dos festejos.

Na sequência, às 21h30, a dupla Gian & Giovani abre a programação musical deste ano. A dupla apresenta um show com repertório que reúne temas juninos e grandes sucessos da carreira de mais de três décadas de existência.

No dia 23, a programação tem início às 19h30, com um show da banda Kanaviá, que traz para o evento repertório dançante formado por músicas próprias e releituras de clássicos do forró. Às 20h30, haverá apresentação da Escola de Dança Marian Guimarães com a coreografia “Olhe para o Céu”.

A partir das 21h30, o destaque é o show “Tuia convida Guarabyra”. Na apresentação, os dois tocam músicas de Tuia e versões de clássicos como “Romaria”, de Renato Teixeira, “Linda Juventude”, do 14 Bis, “Senhorita”, de Zé Geraldo, além de clássicos de Guarabyra, como “Sobradinho”, “Espanhola” e “Roque Santeiro”.

No dia 24 de junho, Dia do Padroeiro, às 10h, haverá uma missa solene na Igreja Matriz de São João Batista, com participação do Coral Municipal de Caçapava. O espaço da festa abre para o almoço às 11h e, a partir das 12h, terá show com o músico Miguel Palmeira. A partir das 14h, o destaque da programação musical será Cassinho Vieira e banda.

À noite, a programação começa às 18h, com uma apresentação da Orquestra Canto da Viola. Na sequência, às 19h30, terá apresentação da Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira, acompanhada pelo Trio de Forró Mantiqueira.

Às 21h30, a atração da festa é o cantor, compositor e ator Gabriel Sater, que apresenta o show “Baile Indomável”. O repertório reúne releituras de clássicos da música brasileira, regional, do rock rural, da MPB, do folk e da tradicional música raiz, além de canções próprias. Entre os clássicos que o cantor apresenta, destaque para composições de seu pai, Almir Sater, com temas como “Tocando em Frente” e “A Saudade é uma Estrada Longa”.

No sábado, dia 25 de junho, a programação da festa tem como destaque, na parte da manhã, o tradicional cortejo de carros de boi enfeitados. A concentração será a partir das 8h, no Campo do Padre, depois o grupo segue para Igreja Matriz de São João Batista, onde é realizada a cerimônia da bênção do sal. Na sequência, o cortejo parte com destino ao recinto da festa. A previsão de chegada ao local é às 11h30. A programação segue com almoço e show musical a partir das 12h com a banda Forrozera. Às 16h, haverá show com a cantora Li Maria e banda.

À noite, a partir das 20h30, a programação tem sequência com apresentação de quadrilha do Studio Eder Nascimento.

A partir das 21h30, a atração é a banda Kixabeira, que traz um show representando a autêntica cultura das festas juninas do Nordeste brasileiro. O repertório faz uma viagem por ritmos como xote, baião, forró, frevo e xaxado.

No dia 26 de junho, o local abre para o almoço às 11h. A partir das 11h45, haverá programação do grupo Resgatando Vidas. Às 12h, o destaque será a Orquestra de Viola caipira Cordas da Mantiqueira. Às 14h, haverá apresentação de Allana Bella.

À note, a partir das 20h30, haverá uma apresentação de Flash Mob Junino PMCD.

Encerrando a programação do festival, o cantor e compositor Renato Teixeira apresenta o show “Romaria” a partir das 21h30. O espetáculo é inspirado na consagrada canção de mesmo nome.

Além da música tema do show, o roteiro traz grandes clássicos de Renato Teixeira e parceiros como Almir Sater, num espetáculo que reúne rigor técnico e a emoção das canções apresentadas.

16º Festival São João de Caçapava

De 22 a 26 de junho – Avenida Brasil, S/N (próximo à Rodoviária)

Entrada solidária – Quem quiser pode doar 1 kg de alimento não perecível

Informações: Tel. (12) 3652-9222