Festa São João de Caçapava 2019 atrai público de cerca de 60 mil pessoas

Cerca de 60 mil pessoas assistiram à programação do São João de Caçapava 2019, de 19 a 24 de junho. A festa, considerada uma das maiores do gênero na região, ofereceu atividades culturais e religiosas em homenagem a São João Batista, padroeiro de Caçapava. O evento é realizado pela Prefeitura de Caçapava, com entrada gratuita.

A programação teve início dia 19, com Procissão do Mastro de São João saindo da Igreja Matriz com destino ao local da festa, onde foi instalado ao lado da capela e recebeu bênçãos do padre Leandro dos Santos. A procissão foi recepcionada pela Orquestra Canto da Viola. Logo após, um show com o músico Miltinho Edilberto abriu o roteiro de atrações musicais.

Na quinta-feira, o destaque ficou por conta de shows da banda Kanaviá e do músico Tuia acompanhado da cantora Ana Vilela. Juntos, os dois apresentaram repertório com canções próprias e releituras de clássicos da música brasileira.

A programação de sexta-feira, dia 21, teve como atração a dupla Duduca e Dalvan, que mostrou composições de mais de 40 anos de carreira.

No sábado, as atividades começaram cedo com o cortejo de carros de boi. O grupo saiu do Campo do Padre por volta das 10h com destino à Igreja Matriz, onde o grupo foi recepcionado por músicos da Orquestra Canto da Viola e o padre Leandro dos Santos realizou a cerimônia da bênção do sal. No local, os carreiros e charreteiros receberam certificados de participação e seguiram em cortejo até o espaço da festa, onde foram recebidos por show da cantora Li Maria. À noite, às 21h, o destaque musical foi o grupo Trem da Viração. Antes do show, houve apresentações de dança da Companhia Cultural Lua Bailarina e Escola de Dança Marian Guimarães.

No domingo, o espaço abriu às 10h para missa campal com padre Leandro dos Santos. À noite, às 20h, a Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira encantou o público com sua coreografia. Na sequência, a cantora Bruna Viola apresentou-se acompanhada por banda para um público de cerca de 15 mil pessoas.

A festa foi encerrada segunda-feira, dia 24, Dia de São João Batista. O espaço abriu às 10h. A partir do meio-dia, houve apresentação com o cantor Daniel José seguido por show do músico Peleco.

O cantor Renato Teixeira encerrou a programação de shows da festa. O artista, acompanhado por banda, exibiu um repertório com os principais clássicos de sua carreira. Antes do show, houve ainda apresentações de Priscila Mota Companhia de Dança, Quadrilha da Melhor Idade do projeto + Esportes, dança de salão do projeto + Cultura e apresentação da Escola de Dança Marian Guimarães.

Um dos destaques da programação religiosa do dia 24 foi a missa solene, às 10h, na Igreja Matriz, com participação de autoridades civis e militares. O Coral Municipal de Caçapava fez uma participação especial na missa.

Vinte entidades assistenciais participaram da festa. Toda a renda obtida é destinada aos projetos que desenvolvem.

A produção do São João de Caçapava contou com o trabalho de equipes das secretarias de Cultura, Esportes e Lazer (organização do evento), Obras e Serviços Municipais,
(elétrica, hidráulica, serviços de manutenção e limpeza em conjunto com empresa Nova Opção), Defesa e Mobilidade Urbana (Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito e Setor de Sinalização), Saúde (Posto Médico e Ambulâncias em conjunto com o Hospital Policlin), Defesa Civil com brigadistas; Polícia Militar com homens e mulheres no patrulhamento interno e externo do evento. Mais de 100 pessoas trabalharam todos os dias para manter a segurança, limpeza e equipamentos em funcionamento.