Programa de acessibilidade de Caçapava começa com a readequação de árvores na área urbana

09/09/2022

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, lançou, no início deste ano, um programa de melhoria da acessibilidade nas ruas e calçadas da cidade. Para viabilizá-lo, serão necessárias algumas medidas como o rebaixamento e supressão de raízes e a retirada de árvores em pontos estratégicos, com a reposição e o plantio de outras espécies.

A maioria das árvores que serão suprimidas, 10 no total, apresentam processos com pedidos para a extração antigos na Prefeitura, devido aos danos que causam às calçadas, imóveis e à rede elétrica. Duas delas estão doentes, passíveis de queda e prejuízos aos imóveis e as pessoas. As árvores são da espécie Caesalpinia pluviosa, nativas de regiões de mata. Todas receberão compensação ambiental, com plantio de outras mudas no local ou em áreas indicadas (VEJA ABAIXO).

As supressões acontecerão nos meses de setembro e outubro e a maior parte das árvores estão localizadas na Av. Coronel Manoel Inocêncio, nos seguintes pontos: em frente ao Hotel Central, à banca de Jornal, ao PS Infantil (Fusam), do outro lado da loja da Arezzo, no estacionamento oposto à Loja Bottan (2), em frente à CRS corretora de seguros (árvore doente) e na Praça da Bandeira, em frente a loja Nellise Calçados (árvore doente). Duas já foram suprimidas, no dia 4 de setembro, em frente a loja Cem e a loja SOS.

O programa de acessibilidade também contempla o rebaixamento de raízes, aumento da área permeável em torno das árvores que não serão retiradas e a manutenção de calçadas, em seis pontos diferentes. Outra ação será a retirada de tocos, caibros e árvores secas que já haviam sido suprimidas no passado, mas cujas raízes foram deixadas nas calçadas. São seis pontos nessas condições.

41 mudas são plantadas em frente a pista de skate na Avenida Brasil

Pau Brasil, Acácia, Jacarandá e Ipês foram as espécies escolhidas para um plantio que aconteceu na última segunda-feira, 5 de setembro, na Avenida Brasil. Foram 41 mudas plantadas ao lado da pista de skate pela equipe do Planejamento e Meio Ambiente.

A ação foi uma forma de compensar a retirada das duas árvores da Manoel Inocêncio, no dia 4. À medida que outras árvores forem suprimidas, novos plantios serão realizados em áreas apropriadas. O objetivo é arborizar a cidade, garantindo a acessibilidade em todos os pontos.