Prefeitura disponibiliza banco de dados ambiental para a população

30/07/2021

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente/ Departamento de Meio Ambiente, lançou, esta semana, um banco de dados ambiental, com um mapa exclusivo de Caçapava. O projeto foi possível devido ao apoio da Divisão de Geoprocessamento, responsável pela compilação das informações disponíveis em diversas plataformas.

Entre as camadas (filtros) que podem ser aplicados para a pesquisa, estão informações sobre a classificação do solo, áreas de queimadas, áreas com risco de inundação, unidades de conservação da biodiversidade, inventário florestal (áreas verdes) e conectividade (áreas possíveis de serem reflorestadas).

O sistema é apresentado por meio da ferramenta Google Maps e engloba dados do IG (Instituto Geológico de São Paulo), do IGCSP (Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo), do Instituto Florestal e do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A proposta é fazer a inserção constante de dados para manter a ferramenta sempre atualizada.

Para acessar o mapa, o munícipe pode entrar pelo site da Prefeitura, dentro de CARTA DE SERVIÇOS/ DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE e clicar no LINK BANCO DE DADOS AMBIENTAIS, filtrando as informações de acordo com o interesse. O acesso direto pode ser feito também por ESTE LINK