Mudas do Jequitibá Rosa começam a ser plantadas nas divisas do Município

20/09/2021

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, está participando de um projeto de plantio do Jequitibá Rosa, árvore considerada símbolo de Caçapava (de acordo com a Lei Municipal n.º 4051/2002). O projeto recebeu o nome de “Expedição Cariniana legalis”, nome científico da espécie.

O objetivo é plantar as mudas nas divisas de Caçapava. O primeiro plantio aconteceu no dia 17 de setembro, quando foram plantadas duas mudas: uma na Rodovia do Livro, divisa de Caçapava com Monteiro Lobato e outra na Estrada Municipal Capitão Oscar Francisco de Sales, divisa com São José dos Campos.

O projeto foi idealizado pelo ambientalista Orlando Batista e adotado pelo Rotary Club Jequitibá, em comemoração aos 30 anos da fundação do Rotary. E recebeu ainda a participação dos grupos dos Escoteiros, Demolay e da Maçonaria. O Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura entrou com o apoio técnico no auxilio da localização dos marcos de divisa e também com a doação de mudas e insumos para o plantio.

Ao todo são 14 marcos de divisa que irão receber as mudas, além de outros 16 pontos, totalizando 30 mudas de jequitibas. A próxima região onde ocorrerá o plantio será a região da Pedra Branca, divisa com Taubaté. O cronograma dos plantios será divulgado posteriormente para a participação da população.