Mais de 250 quilos de pilhas e baterias recebem descarte correto em Caçapava

25/04/2022

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, recolheu, no dia 13 de abril, 254 quilos de pilhas e baterias que foram coletadas nos ecopontos espalhados pelos prédios públicos do Município.

O material foi encaminhado para a empresa GM&C Soluções em Logística Reversa e Reciclagens que será responsável por dar a destinação correta e ambiental aos itens. O serviço é gratuito para o município. A coleta e entrega dos materiais é feita bimestralmente.

O descarte correto é de extrema importância para a preservação do meio ambiente e da saúde das pessoas. Na composição de pilhas e baterias são encontrados metais pesados como cádmio, chumbo, mercúrio que se acumulam na natureza, formando o que se chama de lixo não biodegradável, que é capaz de contaminar rios e solos. A absorção desses metais pelo organismo também pode causar desde intoxicação até doenças como câncer e mutações genéticas em descendentes.

Os ecopontos de coleta para o descarte correto são:

- Câmara Municipal dos Vereadores - Av. Cel. Manoel Inocêncio, nº 151, Centro;

- Parque Ecológico da Moçota - R. Antônio Guedes Tavares, s/n, Vila Menino Jesus;

- Sabesp - Rua Antônio de Castro Júnior, nº 222, Jardim América;

- Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT – Ladeira São José, nº 90, Centro;

- PSF Caçapava Velha - Estrada Mun. Amadeu Tenedini, 249 - Caçapava Velha;

- PSF Nova Caçapava - Av. Honório Ferreira Pedrosa, s/n, Parque Residencial Nova Caçapava;

- PSF Piedade - Rua João Antonio Nogueira, 110;

- Secretaria da Cidadania e Assistência Social - Rua Alberto Pinto de Faria, nº 290, Jardim Julieta;

- Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer - Rua Dr. José de Moura Resende, nº 475, Vera Cruz;

- Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana - Av. Cel. Manoel Inocêncio, nº 999, Vila São João;

- Secretaria de Educação - Rua Francisco Romão do Amaral, nº 81, Vila Santa Isabel;

- Secretaria de Finanças - Rua Cap. Carlos de Moura, nº 243, Vila Pantaleão;

- Secretaria de Obras e Serviços Municipais - Rua Regente Feijó, nº 17, Vila Santos;

- Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente - Rua Regente Feijó, nº 17, Vila Santos;

- Secretaria de Saúde - Rua Prof. João Batista Ortiz Monteiro, Vila Antônio Augusto.

O descarte correto de pilhas e baterias também é uma das diretivas do Programa Verde Azul, lançado em 2007, pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, do qual Caçapava participa com outros 644 municípios.