Caçapava começa a realização de Plano Municipal de Mata Atlântica e Cerrado

27/01/2023

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, iniciou, esta semana, os trabalhos para a elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica e Cerrado, uma exigência do Estado e do Ministério Público para o diagnóstico e diretrizes para esses biomas que fazem parte do Município.

O Plano será elaborado pela empresa Risco Arquitetura, contratada por meio de edital público. A primeira ação da empresa foi uma apresentação da proposta para o Conselho do Meio Ambiente e, nos próximos 30 dias, a empresa apresentará o programa de trabalho e os materiais de divulgação para o grupo que acompanhará o trabalho.

O Plano Municipal de Mata Atlântica e do Cerrado é uma importante ferramenta para a criação de uma política de preservação e recuperação desses biomas em Caçapava e vai ao encontro dos principais acordos de cooperação para a preservação ambiental tanto Nacional, quanto Internacionalmente.

Além disso, a preservação dessas áreas implica diretamente a recuperação do microclima da região e ajuda a diminuir as mudanças climáticas pelas quais o planeta tem passado. Outra vantagem é que o Plano soma pontos para Caçapava dentro do Programa Município Verde Azul, que classifica as cidades com mais ações referentes às questões ambientais.