Abertas inscrições para 5ª etapa do Programa de Castração PET + Saudável

Abertas inscrições para 5ª etapa do Programa de Castração PET + Saudável

16/01/2023

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, abre inscrições, nos dias 20 e 21 (sexta e sábado), para a castração gratuita de cães e gatos, dentro do Programa Pet Mais Saudável, voltado para a população dos bairros Eldorado, Panorama, Vila Menino Jesus, Pinus do Iriguassu e Marambaia.

As inscrições podem ser feitas presencialmente na EMEF Prof. Aluísio França Barbosa (Rua Des. Percival de Moura Alcântara, 10 – Parque Res. Eldorado), das 9h às 15h, por pessoas maiores de 18 anos, que devem apresentar a seguinte documentação: Cópia do RG, CPF e comprovante de endereço. Cada pessoa pode cadastrar um animal por CPF.

As cirurgias (PET DAY) serão realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro (quinta e sexta-feira), das 8h30 às 16h, na escola Aluísio (mesmo local das inscrições). No dia das cirurgias, cada animal deve ter um tutor responsável, que precisará acompanhá-lo durante todo o procedimento.

Ao todo, são 400 vagas para esta etapa, englobando as vagas destinadas aos cuidadores e ONGS cadastrados pelo Município e para a população de forma geral.

Caso haja vagas remanescentes, serão abertas para a população de outros bairros e as inscrições acontecerão na Praça da Bandeira, no dia 24 de janeiro. A confirmação das inscrições para a livre demanda e os horários serão divulgados no site do Município, na próxima semana.

 

A campanha e as próximas etapas

 

O Programa de Castração Permanente Pet Mais Saudável foi lançado pela atual Administração com o objetivo de atender, em várias etapas, as demandas de castração de cães e gatos nas diferentes regiões do município, por meio de um castra móvel equipado, com profissionais preparados para a realização dos procedimentos.

Os procedimentos, que incluem castração e microchipagem, são gratuitos, e as famílias dos animais atendidos recebem gratuitamente um kit pós-cirúrgico com a medicação necessária para os cuidados com os pets.

O objetivo é ajudar no controle populacional de animais, melhorando a saúde e evitando o abandono de cães e gatos. Além da campanha do Eldorado, este ano serão realizadas outras 4 edições da campanha em outras regiões a serem definidas posteriormente.

Em 2022, foram castrados e microchipados 867 animais pelo programa e atendidos os bairros de Santa Luzia, Caçapava Velha, Nova Caçapava e Piedade.