Caçapava inicia obras de drenagem do Manoel Ito na Vila Paraíso

27/03/2023

A Prefeitura de Caçapava, iniciou, em meados de fevereiro, as obras de drenagem do Manoel Ito, com substituição de tubulação de águas pluviais para linhas de aduelas pré-moldadas na Rua Arnaldina Bettoni da Costa (Estrada dos Areeiros), na Vila Paraíso.

A obra, realizada por meio de convênio com o Governo do Estado, está sendo executada pela empresa E.D.E TERRAPLENAGEM LTDA, com fiscalização da Secretaria de Obras.

O objetivo é trocar a tubulação de 1,5 m de diâmetro para 4 linhas de aduelas 3x3 o que aumenta cerca de 20x a capacidade de desague no Rio Paraíba, diminuindo a incidência de alagamentos na região.

O custo total desta etapa da obra é de R$1.555.917,30 e o prazo para conclusão é de 150 dias, ou 5 meses, mas pode haver prorrogações devido à alta vulnerabilidade em circunstâncias temporais, como a ocorrência de chuvas.

Essa obra na Estrada dos Areeiros está dentro do Plano de Macrodrenagem do Ribeirão Manoel Lito, que foi assinado pela Prefeitura com a Desenvolve São Paulo - Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A. para o repasse de R$ 35.000.000,00, em junho de 2022.