Caçapava adere à Semana Lixo Zero com programação voltada para a população

19/10/2021

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Obras/ DSM, aderiu à Semana Lixo Zero, que acontece entre os dias 23 e 30 de outubro em todo o país. A proposta é conscientizar, inspirar e mobilizar as comunidades das diversas regiões em prol da limpeza urbana, da redução e da reciclagem do lixo.

As ações do Lixo Zero no Município acontecerão em três momentos diferentes, com mutirão de limpeza e mobilização em bairros, no dia 23 de outubro; excursão para o aterro sanitário no dia 26 de outubro e com uma sessão de cinema sob o tema sustentabilidade no Centro Cultural no dia 27 de outubro.

A programação detalhada é a seguinte:

23 de outubro – Sábado

Local: Bairro Tijuco Preto – Rua Benedito Geraldo Pereira, 50.

Horário: 10h

Programação: Palestra “Queimadas”, ministrada pela Defesa Civil e reunião de moradores para o mutirão de limpeza. Durante a programação, o bairro receberá a visita do CataPev para a retirada de eletroeletrônicos inservíveis. Voluntários do Lixo Zero e da Prefeitura estarão à disposição no bairro para auxiliar os moradores.

Local: Bairro de Caçapava Velha – Praça da Matriz

Horário: 9h

Programação: Voluntários do Lixo Zero vão orientar os moradores sobre a técnica de biopori, um método ecológico de compostagem, que consiste na construção de um buraco cilíndrico no solo de um metro de profundidade por 10 cm de largura, que pode ser feito em terrenos abertos e quintais. O biopori ajuda na absorção de água e nutrientes pelo solo, pode ser usado para o despejo de material orgânico e evita poças e acúmulo de água no local. Os moradores que desejarem, terão assessoria dos voluntários para a implantação do biopori em seus quintais.

Local: Bairro Parque Residencial Maria Elmira – Salão da Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Rua Alberto Azevedo, 100.

Horário: 9h

Programação: Haverá palestra sobre “Queimadas”, ministrada pela Defesa Civil e, na sequência, mutirão de limpeza nas ruas da região, com a presença de voluntários, população e equipe da Prefeitura com maquinário. Outra ação que acontece nesse dia será o plantio de árvores nativas em áreas públicas do bairro.

26 de outubro – terça-feira

Haverá uma visita ao Aterro Sanitário de Tremembé, das 13h às 17h. As vagas são limitadas e a confirmação de interesse em participar deve ser feita por telefone até o dia 26 de outubro pelo telefone (12) 3652-9351.

27 de outubro – quarta-feira

Sessão de Cinema sobre preservação, sustentabilidade e respeito, com o filme Lorax, no Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali (Rua Santo Antônio, s/ nº). As inscrições também devem ser feitas pelo telefone (12) 3652-9351 até o dia 26 de outubro. As vagas são limitadas.

A Semana Lixo Zero tem como objetivo inspirar pessoas da comunidade para que participem ativamente junto aos órgãos públicos de ações em prol da sustentabilidade, aprendendo sobre a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos, ajudando na redução do lixo urbano, com estímulo a repensar os hábitos de consumo e a responsabilidade de todos no cuidado com o meio ambiente. Em Caçapava a programação é realizada em parceria com o Coletivo Lixo Zero do município.