Prefeitura realiza Dia do Empreendedor com orientações gratuitas

29/09/2022

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Indústria Comércio e Agricultura, realiza, no dia 5 de outubro, próxima quarta-feira, um dia especial em menção ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.

A programação acontecerá ao longo do dia, no 1º andar da galeria Top Shop (Rua Capitão João Ramos, 58 – Centro), mesmo prédio da Sala do Empreendedor, com orientação para os microempreendedores individuais. O evento tem a participação de três entidades parceiras, que vão explicar aos interessados como fazer a abertura e manutenção de empresas.

A Faculdade Santo Antônio disponibilizará representantes para falar sobre a gestão de negócios e apresentar os cursos oferecidos na instituição nessa área. A Associação Comercial e Empresarial de Caçapava (ACE) vai atender os empreendedores que queiram saber como se associar e quais as vantagens de ser associado. Já a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vai esclarecer sobre os seguintes temas: Direito trabalhista, direito previdenciário e direito empresarial.

Cenário do empreendedorismo em Caçapava

De acordo com dados levantados pela Sala do Empreendedor Caçapavense dentro do Mapa de Empresas do Portal GOV.BR, de janeiro a julho deste ano, foram abertas 1.268 MEIs, EPP e ME em Caçapava, um aumento de 22,25% em relação ao mesmo período de 2021.

No total, o município conta com 8.868 CNPJs ativos, dos quais 5.575 são MEIs, 2.275 são ME, 313 EPP e 705 de outros portes.

Das 5.575 empresas instituídas como MEI em Caçapava, estima-se que mais da metade dessas empresas não possuam a inscrição municipal, ou seja, não realizam a emissão de nota fiscal eletrônica. Essas empresas acabam perdendo oportunidade, como a captação de clientes.

Há também um número grande de empreendedores que ainda atuam na informalidade, sem registro como MEI. Esses profissionais deixam de ter benefícios como o registro de empregado com tributação reduzida; empréstimo facilitado; aposentadoria pelo INSS; emissão de nota fiscal eletrônica e cumprimento com os deveres legais como empresa.

A formalização como MEI e a inscrição municipal podem ser feitas gratuitamente, com toda consultoria necessária na Sala do Empreendedor.

Sala do Empreendedor/ Posto Sebrae e Banco do Povo - Rua Capitão João Ramos, 58 – 2º andar – Centro. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefones: (12) 3653-3209 ou (12) 3652-7453.