Defesa Civil de Caçapava realiza vistorias para atualização de dados sobre áreas de risco no município

Foto: Defesa Civil durante vistoria de áreas

A Defesa Civil de Caçapava está realizando vistorias neste início do período de chuvas para atualização de dados referentes a áreas de risco de desastres no município.

Atualmente, de acordo com a Defesa Civil, existem 14 áreas de risco em Caçapava, considerando todas as regiões do município. O estudo tem a finalidade de atualizar esses dados.

Estão sendo coletadas informações pluviométricas e realizados registros fotográficos, a fim de abastecer a empresa Regea Geologia, Engenharia e Estudos Ambientais, especializada em consultoria de meio ambiente, com dados para posterior análise técnica.

Após essa análise, será inciado um plano de eliminação gradual destas áreas de risco num trabalho conjunto das secretarias municipais de Obras; Planejamento e Meio Ambiente; e Cidadania e Assistência Social, sob a Coordenação da Defesa Civil, com base nos níveis de riscos das áreas.

Plano Municipal de Redução de Riscos - No início deste mês, ocorreu uma reunião técnica entre a Defesa Civil e representantes da empresa para seleção de área com histórico de ocorrências que serão verificadas pelos técnicos.

O objetivo é a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) e o Plano Integrado de Gestão de Riscos de Desastres Naturais (PIGRDN) da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Segundo a coordenação da Defesa Civil de Caçapava, os recursos financeiros para elaboração deste projeto serão providos pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Durante todo o processo, haverá outras visitas técnicas e será realizada uma audiência pública sobre o tema, com data ainda a confirmar, e a apresentação da conclusão do trabalho para população.