Defesa Civil de Caçapava participa de Oficina Preparatória para Operação Estiagem

05/05/2023

A Defesa Civil de Caçapava, seguindo o calendário anual de atividades da Defesa Civil Estadual, participou nessa quinta-feira, 4 de maio, da Oficina Preparatória Operação Estiagem 2023 – OPOE, na cidade de Campos do Jordão-SP.

A atividade teve como objetivo capacitar e atualizar os agentes, voluntários, integrantes e gestores de Defesa Civil, nas ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres relacionados ao período de estiagem, seguindo as peculiaridades da Regional I-3, que compreende 39 municípios do Vale do Paraiba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Dentre os temas que foram abordados no encontram se destacaram os seguintes:

1. Sistemas, meteorologia e dados históricos da Defesa Civil Estadual sobre ocorrências de incêndios florestais. Entre 2021 e 2022 houve uma queda no Estado de SP de 72% nas ocorrências de queimadas dadas às condições da vegetação queimada em 2020 e às atuações de prevenção das Defesas Civis Municipais;

2. Legislação com a Polícia Ambiental sobre as queimadas que podem ser classificadas como crime ambiental, crime comum ou contravenção penal, com diferentes penalidades aos que executam e aos que concorram com a progressão do fogo, bem como, legislação de amparo de atuação dos órgãos competentes durante o combate ao fogo;

3. Instrução do Corpo de Bombeiros sobre progressão em terreno, procedimentos e segurança nos atendimentos de ocorrências, combate indireto e direto ao fogo, apresentação de equipamentos dos Bombeiros para compartilhamento de experiências de combate.

Durante o treinamento, a Defesa Civil de Caçapava recebeu elogios das equipes do Corpo de Bombeiros e outras defesas civis, pelo uso de EPI's, que poucas Defesas Civis são dotadas, como kit primeiros socorros, equipamentos modernizados e adaptados que visam o rápido e eficiente combate às chamas com menor desgaste e exposição dos agentes, bem como servindo de motivação para integrantes do Corpo de Bombeiros e Defesas Civis na aquisição destes itens.

A oficina contou também com a participação de representantes do Instituto Florestal, parte integrante do Sistema de Proteção de Defesa Civil e da Operação Corta Fogo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.