Cinco pontos de Internet gratuita serão liberados em Caçapava a partir de 7 de Setembro

Cinco pontos de Internet gratuita serão liberados em Caçapava a partir de 7 de Setembro

05/09/2022

A Prefeitura de Caçapava, em parceria com a Vello Fibra, entrega, nesta quarta-feira, feriado do Bicentenário da Independência, cinco pontos de internet gratuita em regiões diferentes.

Três deles foram doados pela empresa e estão instalados nos seguintes locais: Praça da Bandeira, Mercado Municipal e ponto de ônibus em frente ao Rui Barbosa, e dois foram adquiridos pela Prefeitura para atender a Vila Menino Jesus e Caçapava Velha, ambas as redes instaladas nas praças dos bairros. 

O acordo de doação foi realizado por meio do Edital de Credenciamento para doação de Bens Móveis, Serviços ou Direitos, nº 001-SMA/2021, regido pela Lei Federal 8.666/2021 e é válido por um período de 60 meses. 

Os pontos para a instalação das redes abertas na área central da cidade foram escolhidos devido a terem maior circulação de pessoas. A contrapartida para a empresa é a possibilidade de divulgar seus produtos e serviços nesses locais em questão.

Já os dois pontos extras adquiridos pela Prefeitura, na Vila Menino Jesus e em Caçapava Velha, têm como objetivo possibilitar maior inclusão digital das pessoas nessas regiões. 

A iniciativa é um dos primeiros passos da Administração para tornar Caçapava uma cidade tecnologicamente acessível a todos os públicos, possibilitando a participação em programas como o “Cidades Inteligentes”, do Governo do Estado. 


Como funciona o sistema

 

As redes disponibilizadas pela Vello terão wi-fi público de 100 Mbps de Download e 100 Mbps de Upload. O valor estimado pelo doador é de R$53.996,40, por um período de 5 anos. A empresa se compromete a executar os serviços doados bem como se compromete à manutenção dos equipamentos necessários para seu funcionamento. Os pontos adquiridos pela Prefeitura têm um valor total de R$46.768,80. 

A partir do dia 7 de Setembro, todas as cinco redes serão liberadas simultaneamente para uso da população, bastando para isso a execução de um cadastro prévio para acessar o sistema.