Secretaria de Finanças divulga balanço da pesquisa sobre LDO 2023

04/04/2022

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Finanças, divulgou o balanço da pesquisa online realizada entre os dias 17 a 31 de março para ouvir sugestões da população sobre o planejamento orçamentário do município (LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o ano de 2023.

A pesquisa avaliou os setores onde a população considera que devam ser feitos os maiores investimentos. Além de alguns setores previamente sugeridos, houve espaço para que as pessoas descrevessem outras ações que julgam ser necessárias a atenção da Administração. Temas como trânsito, iluminação, saúde e sugestões específicas para alguns setores foram listadas.

As sugestões apresentadas previamente no questionário que receberam mais indicações para o recebimento de investimentos, foram as seguintes:

1º – Fusam: Atendimento ambulatorial com urgência (Pronto Socorro e Hospital);

2º – Saúde: Atenção básica (saúde da família e saúde bucal);

3º – Obras e serviços municipais: Conservação de vias públicas;

4º – Saúde: Atendimento de Média Complexidade (CAPS, Reabilitação, Especialidades Médicas e SAMU);

5º – Saúde: Assistência Farmacêutica;

6º – Educação Infantil (pré-escolas e creches);

7º – Educação: Merenda escolar;

8º – Educação Profissional;

9º – Saúde: Vigilância Sanitária e Epidemiológica;

10º – Educação: Ensino Fundamental.

O questionário foi respondido por 410 pessoas e cada uma pode listar até 10 prioridades para receber recursos, além do espaço livre para dar sugestões de outras ações.

O objetivo é que a pesquisa possa ajudar a captar a percepção da comunidade sobre os setores que demandam maior atenção e investimentos, e ajudar a preparar as propostas para a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2023.