Prefeitura divulga resultado da pesquisa sobre LDO

20/04/2021

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Finanças, divulgou esta semana o resultado da pesquisa online sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício do ano de 2022.

A pesquisa foi realizada virtualmente, entre 29 de março e 15 de abril, por meio de Google Forms. O objetivo foi entender as principais demandas da comunidade e a partir da consulta, estabelecer as prioridades para a Administração, de acordo com as avaliações e valorações dos entrevistados.

Dentre as perguntas questionadas, a primeira dizia respeito à principal ação de governo em que a gestão municipal deveria concentrar esforços em 2022. Como resultado, a área de Saúde apareceu em 1º lugar, com 38,3% das preferências; em 2º, veio Pavimentação de Vias, com 25,7% e em 3º lugar, Trabalho e Capacitação, com 14,6% dos votos.

Na sequência, Segurança Pública, com 5,9%; Cultura, Lazer e Esportes, com 5,1%; Mobilidade e Transporte Urbano, com 4%. E, por último foram considerados Meio Ambiente (1,6%), Zeladoria (1,6%), Iluminação (1,2%), Patrimônio (1,2%) e Habitação (0,8%).

A segunda questão avaliou o grau de prioridade que a Prefeitura deveria ter em alguns setores e o resultado foram os seguintes. Sistema de Saúde Pública - grau máximo de prioridade; qualidade de educação - máximo; redução da pobreza e desigualdade - máximo; acesso a moradia - médio; geração de renda e emprego - máximo; ampliação das atividades culturais e esportivas - médio; melhor atendimento nas áreas públicas - máximo; melhoria no sistema de iluminação - máximo.

A última questão foi com relação às obras. Foi perguntado o que seria mais importante realizar no próximo ano e as opiniões foram as seguintes: 36,8% acham que o município deveria investir em obras na área de Saúde; 34,4%, na pavimentação e recapeamento de vias; 17% em obras de combate a enchentes; 6,3% em Cultura e Esportes; 5,5% em escolas e creches.

Responderam ao questionário 253 pessoas, das quais a maioria está na faixa etária entre 30 e 49 anos (56,5%). A maior parte com curso superior (56,1%). 55,7% homens e 44,3% de mulheres. Deste público, 83% é residente da área urbana do município.