Volta às aulas presenciais em Caçapava terá Dia de Acolhimento no sábado (5)

Volta às aulas presenciais em Caçapava terá Dia de Acolhimento no sábado (5)

02/02/2022

A Secretaria de Educação anunciou esta semana como será a volta às aulas presenciais em Caçapava, seguindo a Resolução n.º 9/ de janeiro de 2022, da SEDUC do Governo do Estado de São Paulo. O primeiro dia letivo acontece neste sábado, 5 de fevereiro, de forma híbrida, em todas as escolas da rede pública municipal. Trata-se de um dia especial de acolhimento aos alunos e suas famílias.

Neste dia, as unidades escolares (exceto escolas em reforma) funcionarão, em sua maioria, das 8h às 12h e das 13h às 17h, recebendo pais e alunos para conhecerem as salas de aula, os novos professores e, em algumas unidades do ensino fundamental, iniciarem a entrega dos kits escolares, que este ano, são os livros do Sistema SESI de Ensino, adquirido pela Educação no final do ano passado.

De acordo com a Secretaria, muitas crianças estão indo para a escola pela primeira vez, algumas ficaram afastadas do presencial durante o período de pandemia e há ainda outras que estão mudando de fase, o que demanda uma atenção especial da equipe escolar.

As atividades que forem realizadas no Dia de Acolhimento: Dia Legal para a Educação Fundamental e Dia Ideal para a Educação Infantil também poderão ser acompanhadas pelos canais virtuais das escolas, de forma a atender as famílias que não possam levar seus filhos. Neste sábado não haverá transporte escolar.

Os alunos que forem presencialmente receberão um lanche composto por sanduíche e fruta que será levado para casa.

 

Aulas presenciais e protocolo contra a Covid-19

 

A partir do dia 7 de fevereiro, segunda-feira, as unidades escolares iniciarão as atividades letivas presenciais normalmente, respeitando os horários e turnos de cada escola, exceto para as escolas em reforma (VEJA ABAIXO). A merenda e o transporte escolar também voltarão à rotina.

Medidas de segurança contra a Covid-19, como o uso obrigatório de máscara pelos alunos e professores, totens com álcool em gel e estímulo à higienização das mãos seguem mantidas.

A família, cuja criança ou adolescente apresentar qualquer sintoma de síndrome gripal deve manter o aluno em casa e comunicar o fato à escola para receber orientação.

Outra ação importante é levar as crianças a partir de 5 anos para tomarem a vacina contra a Covid-19, que está sendo aplicada pela Secretaria de Saúde, em postos de vacinação programados para o atendimento ao longo da semana. As informações sobre a vacinação podem ser conferidas no site oficial do município.

 

Escolas em reforma e atividades remotas

 

A volta às aulas nas escolas EMEF Hermengarda Rodrigues Braga, em Piedade; EMEF Rev. Prof. Eliel de Almeida Martins, no Jardim Borda da Mata e EMEIPI Maria José de Siqueira Lara, no Jardim Caçapava, acontecerá de forma diferenciada devido às reformas que estão ocorrendo nos prédios dessas unidades.

Segundo a Portaria nº. 01/2022 da Secretaria de Educação, o retorno às atividades presenciais será adiado e, durante o mês de fevereiro, as atividades letivas acontecerão remotamente por meio da plataforma de aprendizagem, dos grupos de WhatsApp e também por meio das entregas de atividades impressas para as famílias.

Tão logo as reformas dos prédios sejam finalizadas, as atividades presenciais nas unidades serão retomadas.