Secretaria de Educação lança vídeo com poema de aluna que reflete sobre prevenção ao suicídio

Secretaria de Educação lança vídeo com poema de aluna que reflete sobre prevenção ao suicídio

19/09/2022

Para somar às ações da Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e valorização da vida, a Secretaria de Educação de Caçapava lançou nas redes oficiais do município o vídeo com o poema “Suicida”, escrito e declamado pela aluna Maria Vitória, do 9º ano da Escola Edmir Viana de Moura.

A intenção é chamar a atenção para os sofrimentos da adolescência e deixar a mensagem de que sejam os problemas quais forem, sempre há formas de se buscar ajuda e solução.

A aluna fez o poema durante a pandemia de 2021 e discutiu o tema e seu poema nas oficinas dos alunos da escola Edmir.

Ela conta que a ideia para fazer o poema surgiu porque muitas pessoas não compreendem os problemas que afetam a saúde mental. “O que mais me levou a isso é ver como no mundo de hoje algumas pessoas veem a depressão, as crises de ansiedade como uma frescura e também para dar apoio a quem passa por essas dificuldades. Talvez alguns escutem e outros mais. Acho que por eu ser jovem eles me entendem mais e me ouvem mais do que se fosse uma pessoa mais velha”, explicou.

Além da Secretaria de Educação, a ação também conta com a parceria da Coordenação da Rede de Proteção, uma organização criada por meio da Lei Municipal 5460/2016 que reúne órgãos e instituições governamentais e não governamentais que desenvolvem ações para garantir a proteção integral às crianças e aos adolescentes.